“Recuamos a abril de 2021, data em que iniciámos esta aventura de estarmos a caminho da JMJ Lisboa 2023. Desde o primeiro momento, foi possível sentir o entusiasmo e ânimo dos vários elementos que foram convidados para a equipa de Coordenação do nosso COT. Algumas dúvidas, mas logo uma certeza: vamos lá partir apressadamente, sempre inspirados pelo SIM de Maria!
Este era um desafio que não nos podia escapar. Viver de perto a organização da JMJ, poder receber todas as novidades em primeira mão e podermos entusiasmar os outros, jovens e comunidade, a partirem nesta aventura connosco. Tem sido algo de muito marcante e fantástico!
O tempo foi passando e a nossa equipa foi aumentando. Começamos a constituir as várias equipas que o COD Coimbra sugeriu: Equipa de Imagem/Comunicação, Equipa de Voluntários e Famílias, mas tendo em conta a nossa realidade, tendo em conta que o nosso COT une três Unidades Pastorais num total de 34 Paróquias, entendemos ser necessário criar também a Equipa de Ligação às várias paróquias, para assegurarmos que as informações e novidades cheguem a todos.
Contámos sempre com a inspiração do Espírito Santo, no entanto como no COT J’OLITÁ há sempre alegria e música no ar, criámos ainda a Equipa de Animação.
É interessante recordar os momentos que até agora mais nos marcaram…já com alguma nostalgia, tendo em conta que esta caminhada tem acontecido tão rápido. Ainda há poucos dias, comentava com os colegas de Equipa que em breve, iremos ter saudades de todo este dinamismo e iniciativa que tanto nos ocupa e nos faz correr de um lado para o outro, especialmente durante os fins de semana.
Durante o ano de 2022, definimos ser o ano da divulgação da JMJ em todas as Paróquias e lugares das nossas Unidades Pastorais: Oliveira do Hospital, Oliveira do Hospital Sul e Tábua. As visitas a todos os locais, lares de idosos, instituições, espaços comerciais superaram as nossas expectativas. Fomos sempre recebidos em ambiente de festa e muita alegria. As comunidades embelezavam as igrejas, os espaços e convidavam a população a aderir. Houve mais do que uma Paróquia que até preparou um convite que foi entregue de porta em porta. Foi de facto, fantástico sentir todo o entusiamo que aos poucos nos fortalecia e nos fez acreditar que estávamos no caminho certo.
Houve pressa no ar em todos os momentos! Falamos de localidades com população muito envelhecida que vibravam com a presença de jovens e toda a energia que tentávamos transmitir por onde passávamos.
Sentir a Igreja Viva e Cristo presente nos vários locais, com tanta alegria tem sido o mais marcante!
A par da divulgação, fomos acolhendo sempre todas as propostas do COD de Coimbra e também as iniciativas nacionais. E, como tentamos sempre dar mais e ir um pouco mais além, dinamizámos várias atividades para potenciar a divulgação e gerar entusiasmo nas comunidades, como foi o caso dos concertos: Energia da Fé em Oliveira do Hospital, Penalva de Alva e Louvor Jovem em Tábua. Temos aproveitado bastante as redes sociais e a Rádio Boa Nova com o programa semanal Voz da Alegria, para que todos nos conheçam. Sempre que possível, estamos presentes em todas as iniciativas/feiras/festas locais.
Participar numa JMJ é algo marcante e transformador e queremos que todos os jovens tenham esse impulso e não se distraiam, deixando passar essa oportunidade. E claro, toda a comunidade do nosso COT está convidada a acolher peregrinos e/ou serem voluntários e assim contactar de perto com jovens de outros países, podendo viver uma experiência muito enriquecedora.
Todos podemos sentir e viver a JMJ, cada um com a sua missão!
Há pressa e alegria no ar no COT J’OLITÁ!”
Marta Vieira – COT J’OLITÁ