O maior encontro mundial de Minis, o International Mini Meeting (IMM) 2018, realiza-se a partir de amanhã e até domingo, nas praias de Mira e Vagueira. São esperadas mil viaturas e 2.500 participantes
Com origem na década de 1970, na Alemanha, o evento junta anualmente, sempre em destinos diferentes, proprietários e entusiastas do pequeno carro criado pela British Motor Company, em 1950.
Organizado localmente pelo Clube Mini de Portugal, com a colaboração da Associação Clube Mini de Paranhos da Beira, dos Municípios de Mira, Vagos, freguesia da Gafanha da Boa Hora, freguesia da Praia de Mira, da Orbitur e a Entidade Regional de Turismo do Centro, o evento é “aberto a pessoas de todas as classes e faixas etárias”, recebendo Minis clássicos e os novos Minis da BMW (que em 2000 passou a comercializar a marca) oriundos de todo o mundo. A Turismo Centro de Portugal é parceira da organização.
São esperadas viaturas e visitantes de 32 países, a maior parte da Europa, mas também de destinos mais distantes como o Japão e o Uruguai.
“Ao associar-se a estes eventos, os municípios de Mira, Vagos e a Entidade Regional de Turismo do Centro, reforçam a aposta no turismo em época baixa, combatendo a sazonalidade que o setor ainda apresenta na região, dinamizando a região e potenciando a economia local”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.
O autarca destaca a importância que iniciativas do género têm para a economia local, garantindo que as principais unidades hoteleiras dos dois concelhos estão esgotadas durante os dias do evento. A Lusa confirmou que as principais unidades hoteleiras de Mira estão com uma taxa de ocupação a rondar os cem por cento para os dias do evento.