Site icon Rádio Boa Nova

Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”

Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, que hoje de assinala, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, esta manhã, o primeiro Encontro Concelhio de Boccia Sénior, que juntou no Pavilhão Municipal da cidade cerca de sete dezenas de idosos de 15 Instituições concelhias.

A iniciativa juntou as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares privados do concelho onde esta modalidade é praticada pelos seus utentes.

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova referiu que este encontro se enquadra na política do Município de “Desporto para Todos”, em conjunto com o pelouro da Ação Social.

“Este encontro vem também no seguimento do projeto Boccia Sénior que dinamizámos e iniciámos em 2017, com a oferta de um kit de Boccia a todas as IPSS do nosso concelho”, explicou o responsável. Para o vereador, tanto o Município como os idosos ganham com esta iniciativa uma vez que “promove a saúde de todos”.

A escolha da modalidade recai no facto de ser “acessível a todos, como pessoas com limitações físicas e com maior idade”, justificou Nuno Ribeiro, dando o exemplo de uma utente de 100 anos que se encontrava a jogar esta manhã, no Pavilhão.

Por sua vez, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social do Município, fez questão de evidenciar que “a ação social é, cada vez mais, uma atitude e são projetos transversais como este que promovem a valorização do indivíduo em sociedade”.

“Oliveira do Hospital tem um grande compromisso regional e europeu porque integra um consórcio que faz da Região de Coimbra, a região europeia da referência para o envelhecimento ativo”, afirmou o vice-presidente.

Segundo José Francisco Rolo, o Município oliveirense tem “um conjunto de atividades para promover o envelhecimento ativo e saudável”, ou seja, “proporcionar atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”.

À Rádio Boa Nova, o responsável pela Ação Social do concelho, adiantou que no próximo ano, vai ser desenvolvido um “projeto intermunicipal” com Tábua, “muito por ligação entre o pelouro do desporto e da juventude, com o envolvimento desta atividade física, entre outras.

Exit mobile version