Site icon Rádio Boa Nova

Empresas do interior podem ter redução até 80% nas taxas de portagem

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou ontem que as empresas que se localizem e tenham atividade no interior…

… podem ter uma redução até 80% nas taxas de portagem.

Desde 2016 que os veículos de transporte de mercadorias das classes 2, 3 e 4 têm entre 15% a 20% de desconto nas taxas de portagem na A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte) e A25 (Beiras Litoral e Alta).

Com a nova medida do Governo, as viaturas de mercadorias passarão a ter mais 15% de desconto no período diurno e mais 20% no período noturno (das 20:00 às 08:00) e fins de semana nas autoestradas anteriormente descritas e também na A13 (Pinhal Interior) e na A28 (Norte Litoral).

Já para os veículos de transporte de mercadorias das classes 1, 2, 3 e 4 de empresas sediadas e com atividade nos concelhos de baixa densidade, os descontos abrangem “mais de 25% em todos os períodos horários”, avançou o responsável.

Assim, no período noturno, um veículo de mercadorias afeto a uma empresa sedeada no interior que pagava 34,55 euros na A25 em 2015, antes da entrada em vigor dos descontos, vai começar a pagar 7,35 euros, o que corresponde a um desconto de 79%.

O objetivo “é diminuir o custo de transporte de mercadorias de e para a baixa densidade, assim como incentivar as empresas a que localizem a sua atividade e os seus empregos nos próprios territórios do interior”, explicou o ministro, adiantando que  “esta redução é para começar no início do ano, no contexto do novo Orçamento do Estado”.

com:observador.pt

Exit mobile version