Site icon Rádio Boa Nova

Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Gonçalo Maria, proprietário de um restaurante na Mealhada, deslocou-se, ontem, a Oliveira do Hospital, num gesto solidário, para oferecer 82 ovelhas Serra da Estrela…

… a criadores que perderam os seus animais no fatídico incêndio, de 15 de outubro, que devastou o concelho.

Ao tomarem conhecimento das fortes consequências na área da pastorícia, o empresário e o seu grupo de amigos organizaram um jantar a fim de angariar verbas para a compra dos animais.

“Fui o único a nível nacional, infelizmente, que me dediquei à causa pastor”. “Não peço dinheiro a ninguém. Não dou dinheiro a ninguém. Peço bens, tranformo em dinheiro e volto a transformar em bens”, contou Gonçalo em relação a esta ação o deixou de “coração cheio”.

Pela primeira vez em Oliveira do Hospital, Gonçalo ajudou 16 pessoas oferecendo, a cada uma, três ovelhas e um macho “para reprodução”, sendo que “muitas já vêm prontas para parir”.

José Inácio, de  78 anos, foi um dos criadores que naquela trágica noite ficou sem os seus animais no terreno que possui em Pinheirinho.

Com esperança no futuro e emocionado com estes gestos de solidariedade, José sente-se “muito grato por tudo” e confessa que nunca pensou ter “tantas pessoas amigas”.

Em Vila Franca da Beira, António Jorge Fernandes perdeu 12 animais.

O criador de 72 anos, que ainda hoje se recorda do difícil dia em que teve de enterrar as suas ovelhas e cabras, confessa que “no início não estava motivado para ter animais de novo”. Com esta ajuda, António encontrou uma nova força para recomeçar a sua criação.

 

 

À exploração de Paulo Rogério, um dos maiores criadores do concelho, numa primeira fase chegaram 42 ovelhas. Comovido com a iniciativa de Gonçalo, o criador do queijo da Serra da Estrela, confessa que, sem esta ajuda, possivelmente “não avançava” na sua produção. O dia de ontem ficou ainda marcado pelo novo rótulo dos seus queijos, intitulado “Renascer das Cinzas”. Depois de 36 dias com a sua queijaria inativa e graças à ajuda que tem chegado às suas instalações, o produtor revela que ontem teve a sua primeira produção. “Hoje saíram os primeiros dois queijos e vão sair muitos mais”, referiu Paulo Rogério confiante desta nova etapa da sua vida.

Ainda este mês, Gonçalo tenciona voltar a Oliveira do Hospital para ajudar crianças com entrega de bens infantis como brinquedos e material escolar.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version