Site icon Rádio Boa Nova

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

No último sábado, 2 de junho, deslocaram-se a Nogueira do Cravo, onde descarregaram um camião com um “pouco de tudo”.

Numa iniciativa que reuniu cerca 45 toneladas de bens doadas por várias comunidades na Alemanha, João Pereira, mentor do projeto, confessou à Rádio Boa Nova que se sente feliz por ajudar não só as vítimas dos incêndios, mas também pessoas com dificuldades. “Eu não quero ajudar só pessoas afetadas pelos incêndios. Quero também chegar a pessoas carentes, que precisam de uma cadeira de rodas”, explicou.

A área da saúde foi uma preocupação do emigrante que conseguiu trazer uma “palete de material hospitalar no valor de sete mil euros que irá ser dada diretamente ao hospital de Oliveira do Hospital”.

De 44 anos, e emigrante há 27, João Pereira, de Mangualde mas com relações familiares no concelho oliveirense, sente-se “feliz por chegar a Oliveira do Hospital com tudo o que tem e poder, agora, chegar às pessoas e fazer esta distribuição”. À Rádio Boa Nova, deu conta de que, ainda no ano passado, por ocasião do natal, distribuiu bens no concelho vizinho de Tábua.

Apesar de ter sido o promotor desta iniciativa, João Pereira revela que foi um “trabalho em conjunto” com Manuel Antunes, empresário que se disponibilizou para efetuar o transporte com a sua firma.

Manuel Antunes, natural de Leiria e emigrante há 50 anos, contou que já não é a primeira vez que ajuda esta região. “Gostamos de ajudar o próximo, principalmente aquelas pessoas que ficaram sem nada. Procuramos dar um bocadinho de alegria, de felicidade”. Contudo, o empresário afirma que “ a felicidade nunca mais a vão ter como tinham antes”. “Tentamos fazer o melhor possível”, acrescentou.

João Pereira pretende continuar a ajudar o concelho e a região, em particular na área hospitalar. “O próximo projeto será para Oliveira do Hospital, onde hospitais da Alemanha vão colaborar connosco. Vamos ter um transporte de 120 camas e cadeiras de rodas”, contou o mentor que, na visita a Oliveira do Hospital, teve a oportunidade de reunir com responsáveis da Fundação Aurélio Amaro Diniz onde partilharam algumas das necessidades. “Se eu conseguir o que me foi pedido, eu vou salvar muita coisa em Oliveira do Hospital”, rematou.

Exit mobile version