Site icon Rádio Boa Nova

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Neste fim de semana, 19 e 20 de maio, quase toda a população vai visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo.

Luciano Correia, presidente da Junta de Freguesia de S. Gião testemunhou isso mesmo, esta manhã, na Rádio Boa Nova, dando conta do ânimo de toda a população. “A maioria dos habitantes está a fazer os preparativos para a viagem”, referiu o autarca, apreciando o percurso que foi definido pela Inatel.

A concretização do sonho dos habitantes de Rio de Mel decorre da candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital, ao projeto “Aldeia dos sonhos” da Fundação Inatel. “Foi ainda nem há um ano que o Município de Oliveira do Hospital se lembrou da aldeia de Rio de Mel”, lembra Luciano Correia, dando conta da sua gratidão pelo empenho do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o executivo e todos os que “trabalharam e votaram para que a aldeia de Rio de Mel fosse a escolhida”.

Rio de Mel é uma localidade da Freguesia de S. Gião, que dista 20 km da sede de concelho e que sofre dos males do isolamento. A maioria da população (cerca de 80 por cento) é idosa e alguns nunca saíram da localidade. “Há três ou quatro crianças e os restantes têm entre 30 a 40 anos”, refere Luciano Correia que aponta o mel e aguardente de medronho como produtos típicos da localidade.

Artur Santos, com 69 anos, é um dos moradores que, com a esposa, vai concretizar o sonho proporcionado pela Fundação Inatel. Após 43 anos em Lisboa, regressou a Rio de Mel há seis anos, em busca de “tranquilidade”. A esta altura, Artur Santos, está também animado, com o passeio do fim de semana. Lamenta que outros moradores, que nunca saíram da aldeia, não possam participar neste sonho, seja por opção, seja por dificuldades de locomoção, ou outros motivos.

A localidade é composta por 58 habitantes, mas apenas 34 pessoas vão participar na iniciativa. Luciano Correia agradece e dá os parabéns à Inatel pelo projeto que “é único”.

 

Exit mobile version