Site icon Rádio Boa Nova

“Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Passado um ano após o grande incêndio que afetou 95 por cento do concelho, impõe-se a recuperação de caminhos e de taludes no concelho de Oliveira do Hospital.

Esta é a mensagem que resulte do projeto “Educar para Prevenir” que, hoje, realiza uma oficina de recuperação de caminhos e amanhã (dia 27) promove uma oficina de recuperação de taludes e uma caminhada.

Financiado pelo Fundo Ambiental, o projeto “Educar para Prevenir” é promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a Associação Recreativa e Cultural Catraiense. José Manuel Caetano, presidente da FPCUB disse à Rádio Boa Nova que, desde 1998, que a Federação promove a prevenção dos fogos florestais. “Isto não é estranho para nós”, sublinhou o responsável que diante da disponibilidade de apoio do Ministério do Ambiente, não hesitou em promover a ação no concelho de Oliveira do Hospital, que foi fortemente afetado pelo incêndio. “Estamos a cumprir com a nossa obrigação no âmbito da solidariedade para com os outros povos”, referiu José Manuel Caetano.

Responsável pelo projeto “Educar para Prevenir”, Filipe Beja explicou que com a oficina de limpeza de caminhos se pretende alertar para a importância de recuperar os caminhos rurais/florestais e mantê-los limpos e acessíveis. “Isso tudo contribui para a menor progressão de incêndios, proteção da fauna e flora, para ter caminhos que podem se utilizados como fuga e escape ao fogo”, referiu.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, estas oficinas “são exemplos práticos para chegar à comunidade. “É preciso que se conservem e desobstruam caminhos e se faça a conservação de taludes para evitar o deslizamento de terras”, notou. Diante da devastação que o fogo causou, o autarca entende que é importante “assumir a tragédia que aconteceu”, considerando porém que “é preciso recuperar gradualmente e fazer a manutenção”. “É preciso recuperar o concelho num esforço conjunto”, concluiu.

A oficina de recuperação de caminhos, hoje realizada, conta com a colaboração de elementos da Proteção Civil Municipal de Oliveira do Hospital e da ADESA.

Exit mobile version