O Município de Oliveira do Hospital mobilizou mais de três mil participantes nas várias iniciativas de Educação Ambiental ao longo do ano letivo 2015/2016.
As iniciativas foram desenvolvidas nas áreas do Ambiente e Energia e da Proteção Civil e Defesa da Floresta junto dos alunos dos estabelecimentos escolares públicos e privados do concelho, do pré-escolar ao ensino superior, tendo o plano de atividades sido concertado com os vereadores dos pelouros do Ambiente, da Educação, e da Floresta e Desenvolvimento Rural.
Considerando que a educação ambiental é um processo de caráter contínuo, de investimento em consciencialização, ao longo do ano letivo transato os técnicos desenvolveram um total de 12 atividades diferentes, a maioria em período escolar, e duas delas durante as férias escolares integrando as atividades “Férias Criativas da Páscoa” e “Férias Ativas” dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais, sendo que dentro destas duas foram realizadas onze ações diferentes.
No total das atividades participaram 3029 pessoas, das quais 73% foram alunos que avaliaram positivamente todas as atividades desenvolvidas, idealizadas localmente pelo grupo técnico e outras integradas em iniciativas anuais de âmbito nacional. De registar que atividades como “A Terra Treme”, “Semear para Crescer” e “Deixa a Tua Marca” obtiveram cem por cento de satisfação tendo sido consideradas atividades “Excelentes” cujos participantes voltariam a repetir.
Como referiu o vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, durante a apresentação do relatório em reunião do executivo, “estamos a formar novas consciências, este é um trabalho brilhante de educação e sensibilização ambiental trabalhando com as crianças por forma a tomarem consciência do meio que os rodeia, adquirindo conhecimentos, valores, hábitos e experiências que contribuam para o seu enriquecimento pessoal aprendendo a valorizar e a cuidar dos espaços naturais.
As atividades letivas contaram com o apoio de diversos parceiros: Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil; ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; IPSS com valência de jardim de infância; membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (ADESA, Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e de Oliveira do Hospital, CAULE, Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas, GNR, Juntas de Freguesia) e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.
Refira-se que uma das novas linhas de ação deste Programa de Educação Ambiental será o projeto #HoradeCuidar vocacionado para a conservação dos 25 hectares de área reflorestada no concelho de Oliveira do Hospital. E que este conjunto de ações tem também contribuído para o reconhecimento do Município de Oliveira do Hospital como um Eco Município associado a práticas de sustentabilidade reconhecidas pela ABAE com o galardão ECOXXI.