Eduarda Pinto é a nova presidente da Associação de Estudantes (AE) do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).
Na cerimónia da tomada de posse, realizada ontem, a jovem do 12º ano de Economia garantiu que um dos objetivos para o mandato é “tornar a escola num lugar mais apelativo e ao gosto dos alunos”. Em declarações à Rádio Boa Nova, Eduarda admitiu que ganhar as eleições “foi um momento único” pelo qual “não estavam à espera”, mas sempre “com esperança que pudesse acontecer”.
Os novos órgãos da Associação de Estudantes querem deixar a sua “marca na escola como algo positivo”. Não escondem que querem uma “escola unida” e que os problemas sociais são uma das preocupações neste mandato que agora se inicia. Para isso, tencionam “começar já a trabalhar”.
Cristina Borges, da direção do AEOH, afirmou que o “Agrupamento tem muito gosto em que as associações se renovem ano após ano”. À Rádio Boa Nova, adiantou que a direção “faz questão de incentivar este ato eleitoral”. “Este ano inovamos na tomada de posse para que os elementos da associação ganhassem mais responsabilidade daquilo que podem fazer pela escola”, avançou. Segundo a responsável, os órgãos eleitos “têm que ter noção que o seu campo de ação é alargado e que, querendo, podem fazer muita coisa”. “É preciso ter vontade e espírito de sacrifício”, vincou, garantindo que “têm aliados”, que “não estão sozinhos neste plano de atividades e podem fazer muito e serem um auxílio para os restantes colegas da escola”.
O presidente do Município de Oliveira do Hospital também marcou presença na cerimónia da tomada de posse e, na ocasião, garantiu que “podem encontrar na Câmara Municipal uma parceira”. José Francisco Rolo destacou a “satisfação” dos novos membros em “representar 2200 alunos” e defendeu que “uma Associação de Estudantes tem que ter um ambiente de diálogo e de partilha com toda a comunidade educativa”. “Façam as coisas com entusiasmo, com sentido de transformação. Queiram uma escola melhor e transformem-na para melhor”, sublinhou.
Por sua vez, Graça Silva, vereadora da Educação, enalteceu o movimento associativo que “dá vida à escola”. Na cerimónia, aproveitou para lançar o convite à nova direção da AE para que tenha uma “voz” nos Conselhos Municipais da Educação e da Juventude.