A Escola E-Motion, que dá aulas de dança em Oliveira do Hospital e Arganil, participou na competição nacional All Dance Portugal, no Europarque, no passado mês de abril.
Com direção artística de Inês de Castro, a Escola E-Motion viu todas as suas coreografias e 17 bailarinos apurados para participarem no All Dance Europe, nos Estados Unidos da América (EUA).
A Escola de Dança estreou-se nesta competição, onde participaram 4000 bailarinos de todos os pontos do país, 160 escolas de dança e 2100 coreografias.
No maior evento de dança do país, os jovens arganilenses e oliveirenses, dos 6 aos 15 anos, conquistaram um primeiro lugar com o solo de Carminho Figueiredo na categoria de ballet criações inéditas, escalão pré-minis; dois segundo lugares dos grupos de hip-hop teen do pólo de Oliveira do Hospital e do grupo “Elite” na categoria open (ballet Arganil + hip-hop OHP), em pequenos grupos; conquistou o Top 5 na categoria de lyrical jazz, com a sua solista Filipa Guerra. As solistas de ballet clássico Alice Cavalcanti e Carlota Figueiredo conquistaram o Top 10 dos melhores bailarinos na sua categoria.
No total, todas as coreografias que a E-Motion levou a concurso foram apuradas para o campeonato europeu, uma vez que só o Top 10 de cada categoria é apurado para o All Dance Europe. Quatro coreografias, que que ficaram no Top 5, conseguiram ainda o apuramento para o campeonato mundial que se realizará em Orlando, nos EUA. Serão 17 jovens que irão representar Portugal.
A Escola de Dança E-Motion,os seus professores, alunos e familiares sonham com a participação no campeonato do mundo, pelo que foi organizada uma gala solidária no passado dia 4 de maio, no auditório da cerâmica arganilense. Os donativos das entradas revertem a favor da participação nestas competições “que tanto pesam nas carteiras de todos”.
“Nada disto seria também possível sem o incrível empenho e profissionalismo dos professores Inês de Castro (ballet e lyrical jazz) e Ariana Dias (hip-hop), sem a transcendente dedicação dos nossos alunos e sem o apoio incondicional dos familiares que apostam na formação artística de qualidade dos seus filhos e permitem-lhes viver estas experiências únicas. Arganil e Oliveira do Hospital ficaram no pódio, os Arganilenses e Oliveirenses fizeram-se ouvir através da Escola de Dança E-Motion e, por isso, estamos todos orgulhosos destes 17 jovens. A todos os bailarinos endereçamos os nossos parabéns e votos de que continuem a elevar o nome do nosso concelho e da Beira Serra e a seguir os seus sonhos”, refere a direção artística da escola, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.