Site icon Rádio Boa Nova

Doze distritos sob aviso amarelo por causa do tempo quente. Risco máximo e muito elevado de incêndio no interior Norte e Centro

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente e em oito deles o aviso prolonga-se até ao final do dia de quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aviso amarelo por causa da persistência do tempo quente prolonga-se até às 21h de quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Já nos distritos de Guarda, Santarém, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo vigora até às 20h de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje com risco muito elevado.

Nestas situações é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

DGS deixa (mais) conselhos para se manter saudável e fresco

As temperaturas continuam elevadas e, por este motivo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) prossegue nos conselhos à população portuguesa sobre os cuidados a ter para se manter saudável, hidratado e fresco. A Autoridade para a Saúde começa por destacar que deve evitar o calor dentro das habitações, pelo que recomenda que “corra as persianas ou feche as portadas durante o dia”.

Ainda durante a permanência em casa não se esqueça de a refrescar “no período noturno, permitindo a circulação do ar dentro de casa”. Deve também manter a habitação “arejada” e “evitar ligar o forno”, refere num post colocado no Facebook.

Mas e na rua? Tenha em atenção que é necessário que passe em ambientes frescos “pelo menos duas a três horas por dia”.

“Em períodos de muito calor, procure passar pelo menos duas a três horas por dia em ambientes frescos”, acrescentando a DGS que é fundamental ter “especial atenção aos idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos”.

Se tem de viajar de carro, “escolha as horas de menos calor” para o fazer. “Não permaneça dentro das viaturas estacionadas” e “não deixe os animais domésticos” no veículo.

Noutro post, a autoridade volta a chamar a atenção para a necessidade de se manter hidratado, bebendo água “mesmo quando não tem sede”. Em alternativa, ingira “sumos de fruta natural”, mas “evite o consumo de bebidas alcoólicas”.

Risco máximo e muito elevado de incêndio no interior Norte e Centro

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que está prevista possibilidade de trovoada no interior norte e vento forte nas terras altas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado de incêndio estão hoje mais de 130 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado o IPMA coloca mais de 30 municípios dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou na terça-feira que o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios vai passar a azul, o mais baixo, a partir das 00:00 de hoje devido ao desagravamento das condições meteorológicas, avançou hoje a Proteção Civil.

O estado de alerta especial azul significa que o grau de risco é moderado, existindo as condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais.

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte nas terras altas. Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da temperatura máxima no litoral oeste.

As temperaturas máximas devem subir hoje até aos 36.º (Évora e Beja) e as mínimas não vão baixar dos 17.º (Leiria)

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 18 e os 33 graus.

Exit mobile version