Site icon Rádio Boa Nova

Doentes ex covid-19 dos Covões, já estão a ser encaminhados para a FAAD em Oliveira do Hospital

Em declarações ao jornal Folha do Centro, Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD, informou que o Hospital já está a receber doentes ex Covid-19, oriundos de toda a região, com o objetivo de libertar camas dos hospitais de Coimbra.

Os doentes que estão agora a ser encaminhados para o hospital da FAAD, num contrato celebrado com a ARS até 26 camas, já se encontram recuperados da Covid-19, mas por terem multi patologias não podem ter alta hospitalar.

“São os doentes mais seguros”, garante o médico e presidente da FAAD, Álvaro Herdade, lembrando que, apesar de curados do Covid, os doentes que chegam ao hospital de Oliveira, a maioria, tem patologias graves, necessitando de múltiplos cuidados hospitalares.

A receber estes doentes há cerca de um mês, para aliviar a capacidade de doentes Covid nos Covões, que se encontra esgotada, o hospital da FAAD prefere para já não receber doentes infetados, o que implicaria alterações significativas na organização do estabelecimento hospitalar. “Não temos um hospital assim tão grande que nos permita receber esses doentes, mas estamos preparados para os tratar se for caso disso”, assinala o presidente do hospital da FAAD, lembrando que têm tratado “os infetados que têm tido no lar de idosos, por isso também éramos capazes de tratar os outros”. Ainda assim, e apesar de estar equipado com ventiladores, o hospital aceitou apenas receber “ex infetados”, para os quais não é necessário “um logístico tão grande”, nem “tantos recursos humanos”, relativamente aos doentes Covid positivos. Além disso, “era necessário termos mais camas que não temos”, faz notar o médico da FAAD que mesmo assim, está a contribuir para aliviar a pressão sentida pelo hospital “Covid” dos Covões.

Fonte: Folha do Centro
Exit mobile version