O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 21 a 27 de março, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Segundo comunicado da GNR, na última semana foram detidas 17 pessoas em flagrante: dez por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação legal e duas por tráfico de estupefacientes.
No que diz respeito a apreensões, foram apreendidas 28,62 doses de haxixe; 8,6 doses de canábis; três armas de caça; 116 cartuchos; diversos artigos de ouro e dois telemóveis.
Na fiscalização do trânsito foram detetadas 820 infrações: 58 por falta de inspeção periódica obrigatória, 46 excessos de velocidade, 44 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 31 por excesso de peso, 30 relacionadas com tacógrafos, 39 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 27 por falta de seguro de responsabilidade civil, 18 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 18 relacionadas com pneumáticos, 16 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
A nível da sinistralidade, foram registados 46 acidentes, de onde resultaram 16 feridos leves.
Na última semana, a GNR emitiu 12 autos de contraordenação: seis no âmbito do policiamento geral, cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e um no âmbito da legislação da pesca.
As autoridades realizaram, ainda, diversas ações de sensibilização no âmbito dos programas: “Campanha Escola Segura e Delinquência Juvenil”, “Comércio Seguro”, “Dia Mundial da Água”, “Idosos em Segurança”, “Operação Spring Break” e no âmbito da proteção ambiental, florestal, de prevenção rodoviária e de sensibilização de cidadania e não descriminação.