O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana 23 a 29 de agosto.
De acordo com comunicado enviado à Rádio Boa Nova, durante este período foram detidas 14 detidos em flagrante, destacando-se quatro por condução sem habilitação legal, oito por condução sob o efeito do álcool, uma por tráfico de estupefacientes e uma por incêndio florestal.
No que diz respeito a apreensões, foram apreendidos 334 comprimidos de ecstasy, 151 doses de liamba, 148 doses de haxixe, 42 gramas de cogumelos alucinogénios, 35 doses de cocaína, dois telemóveis, duas facas de corte, um maçarico, um silenciador para arma de fogo, uma arma de construção artesanal, uma pistola de pressão de ar, uma pistola transformada em besta, uma faca de ornamentação, um cabo de cobre, transformado em bastão, três sabres, uma espingarda de pressão de ar comprimido e 3 170 euros em numerário.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 478 infrações: 151 por excesso de velocidade, 36 por falta de inspeção periódica obrigatória, 25 por excesso de peso, 21 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 18 por falta de seguro de responsabilidade civil, 14 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 12 por infrações aos tacógrafos.
A nível da sinistralidade, a GNR registou 87 acidentes, de onde resultaram dois mortos, dois feridos graves e 39 feridos leves.
Na fiscalização geral, foram emitidos 32 autos de contraordenação:25 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e sete no âmbito do policiamento geral.
De 23 a 29 de agosto, foram ainda realizadas ações de sensibilização no âmbito dos programas “Verão Seguro”, “Floresta Segura”, “Prevenção de Afogamentos” e sobre burlas e questões rodoviárias.