Site icon Rádio Boa Nova

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

por um médico no Centro de Saúde, ao invés de serem encaminhados para Arganil ou para os Hospitais de Coimbra, como garante que está a acontecer desde o início do mês de janeiro.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse já ter solicitado uma reunião com carácter de urgência ao diretor do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para esclarecer o que tem vindo a acontecer. É que segundo o responsável, em caso de situação não urgente, o 112 “encaminha os alunos para os hospitais de Arganil ou de Coimbra e não manda ambulância”. “Temos que telefonar depois para os bombeiros de Lagares da Beira ou Oliveira do Hospital. Só depois é que vêm os bombeiros e seguem as indicações que a linha 112 lhes dá” que, Segundo Carlos Carvalheira, não contempla o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

“Gostaríamos que houvesse aqui um canal aberto para que haja um médico no Centro de Saúde a fazer a primeira triagem”, afirmou o responsável à Rádio Boa Nova, verificando que as orientações são para “ir de imediato para Coimbra ou para Arganil”. Aquela seria também uma forma de o Agrupamento de Escolas “economizar algum dinheiro, porque a ambulância não espera e os assistentes operacionais que acompanham os alunos têm que regressar de Táxi e a escola não tem capacidade de suportar elevados custos”.

Assegurando aos pais dos alunos que, em qualquer situação, o auxílio será sempre prestado, Carlos Carvalheira apela também para que os próprios se dirijam à escola quando são avisados de qualquer tipo de ocorrência, para que possam acompanhar os seus educandos.

Carlos Carvalheira aguarda ainda pela marcação de reunião que solicitou ao coordenador do Centro de Saúde e disse já ter manifestado a sua preocupação à vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva.

A Rádio Boa Nova contactou Álvaro Luís, coordenador do Centro de Saúde Oliveira do Hospital, que não prestou qualquer esclarecimento à Rádio por estar em processo de cessação de funções. O novo coordenador do Centro de Saúde ainda não tomou posse no cargo.

Exit mobile version