Site icon Rádio Boa Nova

Direção Regional de Cultura do Centro recebe prémio da APOM e inaugura exposição inédita

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu a Direção Regional de Cultura do Centro com o Prémio Instituição. A entrega pública desta distinção, que contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do Presidente da APOM, João Neto, terá lugar dia 2 de outubro, integrada nas Jornadas Europeias do Património e na inauguração de uma das exposições mais marcantes que a DRCC abre no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

O Prémio Instituição é atribuído pela APOM, no âmbito da sua missão de promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a enformam, a organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus e as atividades museológicas.

Esta distinção surge num momento em que, para além de dinamizar os espaços museológicos que lhe estão afetos, a DRCC colocou em prática um plano de atividades que dota a região de ferramentas de capacitação para que, até 2030, 80% dos museus, dos 77 municípios inscritos na sua área de circunscrição territorial, estejam credenciados na Rede Portuguesa de Museus. 

 “Inês de Castro, a rainha morta e outras personagens desencantadas” é a exposição de António Saint Silvestre que dá vida e cor ao Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. A exposição, presente em Coimbra e na região Centro pela primeira vez, transporta memórias, provocações e questões sobre o mundo em que vivemos. As personagens do artista habitarão a sala de exposições temporárias do Centro Interpretativo e a área de exposição permanente, sugerindo um diálogo inusitado com a história das Clarissas que ali viveram.

António Saint Silvestre irá doar a personagem principal desta exposição, Inês de Castro, a rainha morta, ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Exit mobile version