Site icon Rádio Boa Nova

Dia do Município: “Um pequeno e simbólico reconhecimento escolar faz sentido”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, que hoje se assinala, a Rádio Boa Nova entrevista a vereadora da Educação, Graça Silva, que destaca a aposta do Município na Educação.

Na cerimónia realizada esta manhã, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, o Município distinguiu os alunos que obtiveram os melhores resultados no ano letivo 2019/2020 com a atribuição de prémios de mérito.

“Um pequeno e simbólico reconhecimento escolar faz sentido. Cada vez faz mais sentido, porque foi sempre uma aposta deste executivo apostar mais e mais na Educação”, assim refere à Rádio Boa Nova, a vereadora da Educação, verificando que a preocupação do Município nesta matéria está expressa no reforço de verba das bolsas de estudo (50 mil Euros), no Cheque + Educação e no reconhecimento do mérito aos melhores alunos.

Esta manhã, no dia do Município, o executivo atribuiu o prémio de 500 Euros a um aluno do 10º ano (Maria Gonçalves Salgado), 11ºano (Fernando Meneses Vicente) e 12º ano (Duarte Gonçalo Rafael), do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e a uma aluna da Eptoliva (Paula Alexandra Simões Costa) que se destacaram pelos melhores resultados obtidos no último ano. Foi também reconhecido o mérito a um aluno da ESTGOH (Filipe Cordeira dos Santos) com prémio no valor de 750 Euros.

No arranque do novo ano letivo, “a grande preocupação” da vereadora da Cultura foram os transportes na tentativa de possibilitar horários desencontrados aos alunos. “Não foi possível”, lamentou Graça Silva, verificando que para além dos custos inerentes à duplicação dos circuitos (passaria de 600 mil Euros para 1,2 milhões de Euros), também “tínhamos a dificuldade nos recursos”. Foi, contudo, possível “melhorar a frota” e “alugar dois autocarros” para que seja possível “cumprir a regra dos dois terços nos autocarros”.

No presente, em cenário de pandemia, Graça Silva apela ao cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde. De modo especial apela aos pais para que , no caso de os filhos apresentarem febre, não os levem para a Escola, devendo contactar a linha de saúde e seguirem as instruções. “Ter um ano letivo sem nenhum caso era o que mais desejávamos”, partilhou a responsável.

Convidada a olhar para o futuro, Graça Silva necessariamente “toca” na Cultura para dizer que está para breve a inauguração da Casa da Cultura, ainda neste ano.

Mas de regresso à “Educação”, a vereadora constata que “o grande salto” será dado com a construção do Campus Educativo “há muito esperado”.

Ouça a entrevista na íntegra>>>

Exit mobile version