O Município de Oliveira do Hospital realizou este domingo uma cerimónia evocativa dos seis anos do trágico incêndio de 15 de Outubro de 2017. A cerimónia aconteceu este domingo às 10h30, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, onde foram acesas 13 velas em memória das treze vítimas mortais.
Em declarações em direto à Rádio Boa Nova, o presidente da autarquia disse encarar este como o “Dia da Memória” e deixou palavras de “esperança e confiança” a todos os oliveirenses. Veja o vídeo completo
Esta homenagem às vítimas do grande incêndio inclui uma visita de José Francisco Rolo e dos elementos do seu executivo aos cemitérios das localidades do concelho onde se encontram sepultadas as pessoas que faleceram neste dia. Serão, assim, depositadas coroas de flores nos cemitérios de Avô, Ervedal da Beira, Nogueira do Cravo, São Gião, São Paio de Gramaços, no cemitério velho de Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.
Durante o dia, os sinos das igrejas vão também tocar 13 badaladas em homenagem às vítimas mortais. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, refere que esta cerimónia evocativa é um momento de sentida homenagem às vítimas e aos seus familiares, lembrando que os oliveirenses nunca esquecerão o incêndio de 15 de Outubro de 2017, que tirou a vida a 13 pessoas, matou inúmeros animais, e devastou também 97 por cento da floresta e destruiu centenas de casas e empresas.
Elogiando a forma heróica como os oliveirenses se reergueram de uma tragédia sem paralelo na história de Oliveira do Hospital, o autarca sublinha que é um dever evocar este dia, que ficará para sempre nas nossas memórias.
Rádio Boa Nova publicou livro “Dia 15”. Um resumo histórico dos acontecimentos deste dia
A Rádio Boa Nova lançou, em 2018, um livro que resume os acontecimentos e as histórias do 15 de outubro, um dos dias mais difíceis da história do concelho de Oliveira do Hospital. O trabalho, feito pelas jornalistas Liliana Lopes e Beatriz Cruz, reúne vários relatos destes momentos de dor e luta, mas também as histórias de quem conseguiu reerguer-se e renascer deste período tão adverso.
“Dia 15” pode ser comprado na sede da Rádio Boa Nova, em Oliveira do Hospital.