Assinalado pelo segundo ano consecutivo, o Dia da Freguesia de Alvôco das Várzeas ficou marcado, no sábado passado (29), pela certeza de que os responsáveis locais vão continuar a lutar pelo “progresso e bem-estar” da freguesia e dos que nela habitam.
Esta foi a mensagem partilhada por Cátia Alves, presidente da Junta de Freguesia de Alvôco das Várzeas (segundo mandato) que, este ano, voltou a celebrar o Dia da Freguesia, data que foi instituída no ano passado e, cuja comemoração acontece por ocasião das festividades do padroeiro da aldeia, o Santo André.
Apontada como “um momento dedicado à valorização da identidade local, à união da comunidade e à preservação das tradições que definem a história deste território”, a comemoração do Dia da Freguesia juntou os filhos da terra, sem que tenham sido esquecidos todos os alvocenses que já partiram. “Por eles e em honra do legado que deixaram, continuaremos sempre a lutar pelo nosso Alvôco, pelo seu progresso, pelo bem-estar e pelo orgulho que temos todos da nossa terra”, afirmou a jovem autarca que, em dia de festa, também agradeceu a todas as pessoas que passaram pelo executivo da Junta de Freguesia e pelas direções das instituições e associações.
Presidente de uma freguesia rica em património paisagístico, Cátia Alves alertou contudo para “os desafios sérios” que Alvôco tem pela frente, nomeadamente o envelhecimento da população e a falta de recursos. “É neste momento que precisamos de união, olhar para o futuro e ver qual o caminho a seguir”, defendeu a jovem autarca, que elencou um conjunto de necessidades que é preciso suprir na freguesia: “infraestruturas, preservação e requalificação dos açudes, acessos mais seguros e funcionais, caminhos florestais limpos e seguros, requalificação das paragens de autocarro, requalificação dos pontos de água existentes, criação de um reservatório para abastecimento de água quando é necessário o combate aos incêndios, um ordenamento territorial equilibrado e responsável”. “Precisamos que todos colaborem, porque só assim continuaremos a garantir o futuro que a nossa terra e as nossas gentes merecem”, vincou Cátia Alves, garantindo “trabalho, dedicação e empenho” por parte da equipa que lidera.
A comemoração do Dia da Freguesia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que elogiou a iniciativa da junta, considerando mesmo tratar-se de “uma excelente ideia”. Para José Francisco Rolo “este é um tempo para todos juntarmos forças para trabalhar em prol da comunidade”. A destacar como importante a pertença de Alvôco das Várzeas à rede das Aldeias de Montanha, que está em evidência no guia “Boa Cama e Boa Mesa” do jornal Expresso, atestando o potencial da freguesia enquanto destino turístico, o autarca também não esqueceu “aquilo que os alvocenses sentiram no verão passado.
“Estivemos cá e percebemos a dor, o clamor e o sentimento de perda”, referiu José Francisco Rolo, notando que a grande preocupação é garantir a qualidade da água para consumo humano, num esforço que está a ser feito pela empresa Águas Públicas da Serra da Estrela. Quanto ao futuro, destacou o Programa de Valorização de Recursos Endógenos, no âmbito do Prover 20-30 das Aldeias de Montanha, e de que a freguesia será beneficiária.
Recentemente empossado para o segundo mandato autárquico, o presidente da Câmara Municipal oliveirense garantiu um “reforço de verbas” para as Juntas de Freguesia do concelho em sede do Orçamento Municipal para 2026. “Iremos continuar a investir em diálogo, proximidade e cooperação com as Juntas de Freguesia”, assegurador José Francisco Rolo.
O presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital também se associou à comemoração do Dia da Freguesia. Num território “bafejado por Deus” no que toca ao seu património natural, José Carlos Alexandrino defendeu a necessidade de “vender e divulgar este território e trazer gente”. “A política deve-se preocupar com as pessoas e o desenvolvimento”, defendeu o ex presidente da Câmara Municipal que, na ocasião, elogiou a “união” entre os eleitos da freguesia na constituição do executivo. “Estão reunidas as condições para fazerem um grande trabalho com a ajuda da Câmara Municipal.
Primeiro nas intervenções que tiveram lugar na Biblioteca da Freguesia, espaço que resultou da reconversão da antiga escola primária da aldeia, o presidente da Assembleia de Freguesia, João Miguel Pais, também considerou que “mais do que celebrar este dia e o padroeiro”, o Dia da Freguesia pretende comemorar a “democracia”.
A celebração da efeméride contou ainda com a participação de José Augusto, enquanto alvocense e ex autarca, e do pároco Rodolfo Albuquerque. A animação musical esteve a cargo de Antero e David. A sessão que culminou com o Hino Nacional foi conduzida por Ana Rita Ferreira. Do programa fez parte um almoço comunitário.









































