Site icon Rádio Boa Nova

DGS confirma três casos positivos em Oliveira do Hospital. Alexandrino adianta que os novos casos “estão estáveis” e que o concelho “continua com um quadro calmo”

A Direção- Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje, no boletim epidemiológico diário da situação em Portugal face ao Covid-19, que Oliveira do Hospital apresenta, a esta altura, três casos positivos.José Carlos Alexandrino adianta que os novos casos “estão estáveis” e que o concelho “continua com um quadro calmo”

O concelho de Oliveira do Hospital surgiu hoje, pela primeira vez, no Boletim Epidemiológico da Direção Geral da Saúde relativo à Pandemia da Covid-19, com a indicação de três casos positivos.

Os números divulgados pela DGS reportam-se às últimas 24 horas e, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital confirmou em direto no noticiário das 15h00 na Rádio Boa Nova (videoconferência) que  “até às 24 horas de domingo, Oliveira do Hospital apresentava três casos infetados”. “O primeiro caso já foi muito esclarecido”, logo referiu o autarca, explicando tratar-se da utente do lar de S. Paio de Gramaços, que foi infectada pelo novo coronavírus no hospital em Coimbra, onde ainda se encontra internada.

“O segundo caso foi confirmado na última sexta-feira à noite, sendo um indivíduo do sexo masculino, de 72 anos, que está internado nos hospitais da Universidade por ter feito uma intervenção cirúrgica e ali foi infetado. Não tem cadeia de transmissão, já que este caso não teve nenhuma visita”, explicou José Carlos Alexandrino.

Já sobre o terceiro caso, o autarca referiu tratar-se de um homem “em isolamento em casa, com sintomas ligeiros”. “Este caso só contactou com as pessoas que vivem em sua casa e estão em quarentena. Por isso não há nenhuma cadeia em Oliveira do Hospital. Os oliveirenses devem continuar tranquilos em isolamento que é o melhor remédio para não contrair o vírus”. À Rádio Boa Nova, o autarca explicou que o homem, com idade na casa dos 50 anos, terá sido infectado através de “contacto com uma pessoa que tinha dado positivo, uma pessoa do concelho da Covilhã”.  “A pessoa não teve contactos em Oliveira do Hospital. Apenas contactou com duas pessoas na sua residência. Fazemos testes a essas duas pessoas. A pessoa está com sintomas ligeiros, nada de preocupante”, referiu.

José Carlos Alexandrino assegurou que, neste momento, qualquer um dos casos, se encontra “estável”, pelo que não há motivos para “entrar em pânico”.

Esta segunda-feira, o autarca oliveirense disse ainda aguardar pelo resultado dos três testes de zaragatoa de que falou na passada sexta-feira. “Seguimos com preocupação, mas com serenidade”, tranquilizou.

Com três casos confirmados de Covid-19, José Carlos Alexandrino considera que “Oliveira do Hospital “continua com um quadro calmo”

“Esperamos alguns resultados de testes feitos em alguns lares. Vamos seguindo caso a caso para darmos resposta. A Câmara Municipal e a equipa Covid-19 faz um esforço enorme para seguir todos estes casos, tranquilizar as pessoas e para que Oliveira do Hospital seja o menos afetado por este Covid 19”.

José Carlos Alexandrino anunciou hoje que não divulgará as freguesias onde residem os casos infetados para “as pessoas não entrarem em pânico”. Só em casos de contágio maior, em que seja necessário isolar a freguesia é que divulgará o nome das freguesias.


Exit mobile version