Site icon Rádio Boa Nova

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e os concelhos de Mêda, Trancoso, Pinhel. Guarda e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

No distrito de Castelo Branco, estão sob o mesmo alerta os concelhos de Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Oleiros e Covilhã.

Em Santarém, estão com risco máximo de incêndio os concelhos de Mação, Abrantes e Vila Nova de Barquinha, e no distrito de Portalegre, os concelhos de Gavião e Nisa.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio cerca de 90 municípios dos distritos do Porto, Bragança, Braga, Viseu, Faro, Beja, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Santarém.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral e na região Sul até final da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento da nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 28 graus centígrados em Lisboa, 25 no Porto e em Faro, 32 em Bragança, 33 em Beja e 33 em Castelo Branco, 27 no Funchal e em Ponta Delgada.

A propósito, a partir da manhã de sábado, 14 distritos vão estar com aviso amarelo devido ao tempo quente.

A persistência de valores elevados da temperatura máxima é esperada para todos os distritos de Portugal continental, com exceção dos de Bragança, Vila Real, Faro e Viseu.

O aviso tem início às 10h00 de sábado e prolonga-se até às 06h00 de domingo.

De acordo com o IPMA, no sábado as temperaturas vão chegar ou exceder os 30 graus em todos os distritos de Portugal continental.

Beja e Évora serão as cidades mais quentes, com 38º, enquanto Lisboa chegará aos 35º e Porto e Faro aos 31º.

Exit mobile version