Dez pessoas foram detidas durante uma operação de combate ao crime de tráfico de estupefacientes, no dia 20 de dezembro, pelo Dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal.
Em comunicado enviado às redações, a PSP indica que os detidos são oito homens e duas mulheres, entre os 20 e os 49 anos, residentes em Vila Nova de Gaia e em Viseu.
A operação contemplou a realização de 9 buscas domiciliárias e 7 buscas não domiciliárias na área metropolitana do Porto e da cidade de Viseu.
No seguimento da operação, foram apreendidas mais de 8 mil doses de estupefacientes tais como “haxixe suficiente para cerca de 5334 doses individuais”, “cocaína suficiente para cerca de 2382 doses individuais”, “Liamba suficiente para cerca de 329 doses”, “heroína suficiente para cerca de 144 doses individuais” e “MDMA suficiente para cerca de 131 doses individuais”, pode ler-se na nota.
A PSP revela que apreendeu também 9065 euros, três armas de fogo, 246 munições de diferentes calibres, 10 armas brancas, uma soqueira, um veículo automóvel de gama alta, 13 telemóveis, sete balanças de precisão, uma máquina de embalamento a vácuo, um moinho “e demais objetos utilizados para o doseamento, embalamento e a venda direta de estupefacientes”.
A operação policial, que teve início no final do ano passado, visou um conjunto alargado de suspeitos que, de forma organizada, se dedicavam ao tráfico de estupefacientes e que, após serem contactados pelas redes sociais, “procediam a entregas personalizadas”, diz ainda o comunicado da PSP.
Os arguidos foram presentes junto das Autoridades Judiciárias e foi aplicada a medida de coação “mais gravosa”.
Cinco dos detidos ficaram em prisão preventiva, outro dos arguidos foi condenado a prisão domiciliária e aos restantes foi-lhes aplicada a medida de apresentações periódicas junto das autoridades policiais, assim como uma obrigação de permanência na habitação.