O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na terça-feira, quatro homens nos concelhos de Coimbra e de Montemor-o-Velho, no decorrer de uma investigação por tráfico de estupefacientes.
De acordo com um comunicado enviado à Rádio Boa Nova, foram ainda constituídas arguidas mais oito pessoas, uma mulher e sete homens.
A investigação, que durava há cerca de um ano, apurou que os suspeitos, de idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, faziam parte de uma rede que se dedicava “à aquisição de produto estupefaciente e posterior acondicionamento em doses individuais prontas para venda e distribuição”. A venda aos consumidores acontecia na região de Coimbra, informa a GNR.
Na terça-feira, as autoridades avançaram com uma operação policial que culminou com o cumprimento de 18 mandados de buscas, 11 domiciliárias e sete em veículos.
Na sequência das mesmas, foram apreendidas 1272,64 doses de haxixe, 273,20 doses de canábis, 66 doses de MDMA (ecstasy), 44 gramas de cogumelos alucinogénios e cinco doses de anfetaminas. Foram ainda recolhidos 2.135 euros em numerário e diverso material relacionado com o crime de tráfico de droga.
Um dos detidos foi já presente ao Tribunal Judicial de Soure, tendo sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas em posto policial e de proibição de contacto com os intervenientes no processo. Foi-lhe também imposta uma obrigatoriedade de acompanhamento pela Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência.