Site icon Rádio Boa Nova

Deslizamentos e aumento do caudal afetam Alvoco das Várzeas e condicionam EN230

Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, enfrenta novamente os efeitos das chuvas intensas que têm assolado Portugal Continental. A Junta de Freguesia informou, na noite de quarta-feira (4), que um deslizamento de terras está a condicionar a circulação na Estrada Nacional 230, junto ao conhecido Portão Vermelho, na Avenida Sobreira, por volta das 21h30.

Em comunicado nas redes sociais, a edilidade alerta para a necessidade de “máxima precaução” na passagem pelo local e sublinha que, nas próximas horas e dias, novas derrocadas, deslizamentos de terras e abatimentos poderão ocorrer, sobretudo em zonas de encosta, áreas ribeirinhas e terrenos já fragilizados, devido ao elevado grau de saturação do solo.

Já nesta manhã, ocorreu uma nova derrocada na EN 230, constituindo uma situação de perigo para quem circula na via. Ouvida pela Rádio Boa Nova, a presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas referiu que a população está em constante “sobressalto” devido ao mau tempo que não dá tréguas. Cátia Alves contou que “durante a tempestade Kristin, a água chegou a entrar no bar do rio e deixou submersos vários terrenos agrícolas”.

“Atualmente, com esta nova tempestade, o aumento do caudal é evidente e, com a continuidade das chuvas, voltamos a estar preocupados, uma vez que alguns desses terrenos agrícolas têm animais”, sublinhou. Cátia Alves alerta para a saturação dos solos, que tem estado a “provocar derrocadas constantes”.

Portugal Continental está sob o efeito de um “comboio de tempestades” desde 22 de janeiro, com episódios sucessivos de depressões — Harry, Ingrid, Joseph, Kristin e agora Leonardo —, que mantêm os terrenos em situação de saturação e elevam o risco de novos deslizamentos e inundações até ao fim de semana.

Exit mobile version