Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, prepara-se para viver mais uma edição do Carnaval da Beira Serra, que decorre entre 16 e 18 de fevereiro. O desfile de Carnaval, na tarde de terça-feira (17) é apontado como o grande destaque da programação.
Em entrevista na Rádio Boa Nova, Paulo Brites, da comissão organizadora, sublinhou que o evento está já “na fase final dos preparativos” e que a organização espera voltar a afirmar o Carnaval como uma referência local e regional.
O momento mais aguardado acontece na terça-feira, dia 17, a partir das 14h30, com o tradicional cortejo pelas ruas principais da vila. Segundo Paulos Brites, “terça-feira teremos o desfile, que vai contar com a fanfarra que vai dar apoio à Rainha”, acrescentando que o percurso será animado por vários grupos e carros alegóricos.
O desfile deverá contar com cerca de 12 carros e uma forte participação popular, sendo esperadas cerca de “200 pessoas” entre figurantes e participantes.
A organização optou por manter um formato de criatividade livre, permitindo que cada bairro desenvolva o seu próprio tema. “Não temos tema. Cada bairro cria o seu carro e depois cria as fardas também de acordo com o seu carro”, explicou Paulo Brites.
Além do desfile, o programa inclui bailes no pavilhão dos Bombeiros (16 e 17 de fevereiro) e momentos tradicionais como a Leitura das Tradicionais Deixas, considerada uma das práticas mais antigas da freguesia. Paulo Brites recordou que se trata “de um momento de brincadeira”.
Com entrada gratuita, a iniciativa pretende atrair famílias e visitantes de toda a região.
Esta manhã, Carlos Brites deixou o convite para que “venham, se divirtam e tragam um amigo”. “Serão bem recebidos em Lagares da Beira”, afirmou.
O Carnaval da Beira Serra promete, assim, voltar a encher as ruas de cor, música e tradição, com o desfile de terça-feira a afirmar-se como o grande ex-líbris da festa.

