Site icon Rádio Boa Nova

Depressão “Helena” provoca queda de árvores e deslizamento de terras em Oliveira do Hospital

A última noite e manhã de hoje foram marcadas pelo mau tempo, provocado pela depressão “Helena”, que teve o seu pico a meio da manhã, prevendo-se que a intempérie se prolongue até às 16h00.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o comandante Operacional da Proteção Civil no concelho de Oliveira do Hospital, José Carlos Marques, disse que no concelho, o mau tempo causou “várias ocorrências”, nomeadamente a “queda de árvores para estradas municipais e alguns deslizamentos de terras” que “até à data foram relativamente fáceis de resolver”. Segundo adiantou o responsável, as zonas mais afetadas até agora foram a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e as freguesias de Alvoco de Várzeas, Aldeia das Dez e Avô.

Até ao momento, adiantou, “a queda de árvores não provocou danos em pessoas, nem em bens” e estão envolvidos os operacionais da Proteção Civil Municipal, assim como as duas corporações de bombeiros do concelho”.

Sobre a possibilidade cheias na zona do Alva, José Carlos Marques disse que se assiste a “um aumento significativo do caudal dos  rios Alva e Alvôco” e que a situação está a ser monitorizada pela Proteção Civil e secção de Águas e Saneamento do Município. “Até agora não há registo de problemas, mas estamos vigilantes, já que estas situações se deverão manter até às 16h00.

Ao início da tarde assistiu-se a um abrandamento do mau tempo, em particular do vento forte e da chuva que foi persistente ao longo da manhã.

 

Exit mobile version