Site icon Rádio Boa Nova

Depressão Elsa: Mais de 6 200 ocorrências, 2 mortos, 1 desaparecido e 70 desalojados

Mais de 6.200 ocorrências foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da manhã desta sexta-feira 70 desalojados, dois mortos e um desaparecido.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foram registadas 6.237 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados pelo mau tempo provocado pela passagem da depressão Elsa.

Só entre as 00h00 e as 7h00 de hoje a proteção civil registou 353 ocorrências.

As ocorrências principais estão relacionadas com quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas.

A depressão Elsa que assola o país desde quarta-feira causou até esta sexta-feira mais de 6.200 ocorrências em todo o país e, pelo menos, duas mortes. Para esta sexta-feira, o IPMA prevê que o mau tempo abrande, mas seguir-se-á uma nova tempestade: Fabien. Melhorias no estado do tempo ‘a sério’ só mesmo no domingo.

O anoitecer desta quinta-feira confirmou as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) quanto aos ventos fortes, precipitação intensa e agitação marítima, efeitos da passagem da depressão Elsa. Os últimos dados apontam para mais de 6.200 ocorrências desde quarta-feira, maioritariamente quedas de árvores e de estruturas e inundações.

Na noite anterior, a zona Norte do país tinha sido a mais afetada, mas ontem o mau tempo estendeu-se a todo o país e fez as primeiras vítimas mortais: um homem de 50 anos no Montijo, após a queda de uma árvore, e um homem em Castro Daire, após o desabamento da sua casa. Há uma pessoa desaparecida na mesma localidade depois de um aluimento de terras, na Estrada Nacional 2, na freguesia de Ribolhos. Fonte da Proteção Civil de Viseu indicou ao Notícias ao Minuto que as buscas foram retomadas esta manhã, cerca das 8h00.

Ainda de acordo com o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), feito às 9h desta sexta-feira à Lusa,  70 pessoas ficaram desalojadas na sequência do mau tempo. Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.

A passagem da depressão Elsa causou ainda danos “muito significativos” na rede elétrica da EDP.

Os efeitos da depressão Elsa fizeram-se sentir também em Espanha, onde há também a lamentar uma vítima mortal. Um homem morreu na localidade de Puenxo, nas Astúrias, onde os ventos que atingiram os 160 quilómetros por hora, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Exit mobile version