Site icon Rádio Boa Nova

Depressão Aitor traz muita chuva a Portugal

O mau tempo está a afetar Portugal continental, em especial no Norte e Centro do país, onde se regista precipitação forte e persistente e vento com grande intensidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos para o país, alertando para um rio atmosférico (massa de ar tropical marítima), que vem acompanhado de um anticiclone e a depressão Aitor.

Os valores acumulados de precipitação entre os dias 24 e 26 “poderão atingir entre 100 a 150 mm no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 70 a 120 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação no período compreendido entre a tarde do dia 25 e o final da manhã de dia 26”.

Nas regiões Norte e Centro, o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas. Na região Sul, o vento soprará até 30km/h de sudoeste, sendo por vezes até 40 km/h nas terras altas”, acrescentou o instituto.

Tal como ontem, também hoje o concelho de Oliveira do Hospital está sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte. As temperaturas variam hoje entre os 12ºC de mínima e os 20ºC de máxima. Amanhã é esperada uma ligeira melhoria do estado do tempo, mas com descida da temperatura (9ºC de mínima e 18ºC de máxima).

Exit mobile version