O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …
… foi ordenado sacerdote pelo Bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes.
Aos 28 anos, Daniel Rodrigues cumpre a sua vocação, tendo celebrado Missa Nova, no dia 23 de julho, na freguesia de Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, de onde é natural. Este é resultado de um percurso dedicado à vocação que sentiu na adolescência e que o levou a frequentar o seminário e terminar com sucesso o Mestrado Integrado em Teologia pela Universidade Católica. Em junho de 2016, foi ordenado diácono. Agora, passado um ano foi ordenado sacerdote, encontrando-se a finalizar estágio em Arganil, até ao final do mês de setembro. Em outubro inicia funções de pároco em 11 localidades do alto concelho de Arganil- Anceriz, Barril do Alva, Benfeita, Cepos, Cerdeira, Coja, Moura da Serra, Piódão, Pomares, Teixeira e Vila Cova do Alva – substituindo o pároco Rufolfo Leite (nomeado pároco de Casal Comba, Mealhada, Vacariça e Ventosa do Bairro) sacerdote que despertou Daniel Rodrigues para o caminho da vocação sacerdotal.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Daniel Rodrigues partilha o percurso trilhado até ao momento em que se prepara para assumir funções de pároco. Falou sobre “a crise das vocações” que, como entende, estão longe de ser apenas no sacerdócio. Na opinião do jovem padre, assiste-se a uma crise que “abrange toda a vocação de compromissos”, concordando com o Papa Francisco quando refere esta é “a sociedade do descartável”. “A juventude tem muita dificuldade em aceitar compromissos, seja no matrimónio, ou na vida religiosa…”, refere.
No âmbito das nomeações para o serviço eclesial na diocese de Coimbra, destaque para a nomeação do jovem padre Rodolfo Albuquerque, do vizinho concelho de Tábua, também ordenado sacerdote no dia 25 de junho e que ficará responsável pelas paróquias de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Lourosa, Nogueira do Cravo, Penalva de Alva, São Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira, em substituição do padre António Sousa por cessação de funções e do sacerdote Higino Tchikala, nomeado pároco de Almagreira, Pelariga e Redinha.