Realizou-se, ontem, a inauguração do “DENSO – II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra”, no Centro Cultural Penedo da Saudade. Esta iniciativa, que se estende até 3 de março, é coorganizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
O DENSO conta com obras de artistas dos 19 municípios que constituem a CIM-RC e uma programação cultural paralela, com o objetivo de divulgar a riqueza cultural e artística da Região de Coimbra.
Esta mostra, com a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco, inclui 26 peças, incluindo pinturas, esculturas, objetos e fotografias de autor. Além disso, a programação paralela contará com 32 atividades, todas cuidadosamente selecionadas por 17 municípios participantes.
Jorge Conde, presidente do IPC, referiu que o DENSO sublinha “a importância de nos ligarmos às pessoas que trabalham na arte, mas também às pessoas que consomem arte. Se ao final desta jornada que estamos a construir pudermos contar com um aumento no número de apreciadores de arte, consideraremos isso um sucesso”.
Helena Teodósio, vice-presidente da CIM-RC, considera que esta mostra“reflete um compromisso em despertar e celebrar a riqueza cultural e artística da Região de Coimbra, lembrando-nos da necessidade vital de proteger e valorizar o nosso património e de preservar a herança que define quem somos”.
A segunda edição do DENSO é uma iniciativa que se insere no programa de actividades de comemoração do 10.º aniversário da CIM da Região de Coimbra, a realizar-se durante os anos de 2024 e 2025, nos seus 19 municípios.