Site icon Rádio Boa Nova

Delegada de Saúde de Oliveira do Hospital garante que “tudo está a ser feito de forma transparente”

A Delegada de Saúde Pública do concelho de Oliveira do Hospital adiantou, hoje, à Rádio Boa Nova, que relativamente ao aluno da Secundária que, ontem, testou positivo para a Covid-19 “todos os contactos estão a ser devidamente vigiados e identificados”.

Guiomar Sarmento apela às famílias para que “estejam tranquilas” e informa que, relativamente ao caso do aluno, “já foi feita a avaliação de risco”. “Todos os contactos do aluno e da mãe estão identificados e vão realizar teste à Covid-19 até à próxima segunda-feira”, referiu.

À Rádio Boa Nova, a responsável informou que o número de casos ativos no concelho se mantém, são 17, e estão identificados 76 contactos e 180 pessoas estão em vigilância ativa”.

Ao mesmo tempo que apela à tranquilidade de pais, encarregados de educação e comunidade em geral, Guiomar Sarmento pede a  todos que “cumpram com as regras”. Segundo a responsável, “a maior parte dos casos é resultado da não utilização da máscara”.

Quanto à preocupação que tem vindo a ser manifestada pelos pais, e que é visível nas redes sociais, que questionam a continuidade normal das atividades letivas, Guiomar Sarmento esclarece que “as aulas só podem ser suspensas se houver um surto” e “até agora só há um caso”.

“Tranquilizem-se porque está tudo a ser feito conforme as regras”, refere a Delegada de Saúde, assegurando que “se vierem a ser detetados mais casos positivos serão seguidos os contactos” e “todos serão informados”.

A esta altura, autoridade de saúde local está a “seguir o link epidemiológico”. “O trabalho é constante. Se amanhã receber um resultado positivo, rapidamente iniciamos os respetivos contactos”, disse.

“Tudo está a ser feito de forma transparente”, asseverou Guiomar Sarmento, alertando para o facto de que os alunos “têm vida para lá da escola” e é preciso usar a máscara, manter o distanciamento social e proceder à higienização das mãos.

Exit mobile version