Site icon Rádio Boa Nova

De geração em geração na produção do Queijo Serra da Estrela

Muitas das vezes chega-nos à mesa, mas desconhecemos todo o processo do fabrico do verdadeiro Queijo Serra da Estrela DOP. Um processo que se inicia com a ordenha das ovelhas Bordaleiras Serra da Estrela.

“O segredo está no leite”, tal como nos conta António Lameiras, conhecido pastor de Vila Franca da Beira que, desde os seus 11 anos, vai para o campo cuidar dos animais. Hoje, com 81, guarda cerca de 120 ovelhas e, apesar de ser um apaixonado pelo mundo rural, considera que ser pastor “é uma profissão dura”. A ordenha começa bem cedo, logo pelo amanhecer e “não há fins-de-semana nem feriados”. 

António Lameiras olha para a Festa do Queijo como uma boa estratégia para vender a iguaria, considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa. Segundo o pastor, este ano, a chuva, o vento e o gelo levaram a uma menor produção de leite. Ainda assim, assegura qualidade no produto que estará nas bancas, o Queijo DOP produzido na Queijaria Lameiras, um negócio familiar que pretende passar os saberes ancestrais de geração em geração.

Com 26 anos, Cristiana Lameiras segue as pisadas da sua mãe que produz o afamado queijo. É licenciada em Psicologia, mas garante que não quer “deixar morrer a tradição familiar”. “Espero dar continuidade e, se der para aliar à profissão que escolhi, perfeito”, disse. Cristiana é, assim, a terceira geração da família Lameiras na produção do Queijo Serra da Estrela.

Trata-se de uma pequena queijaria artesanal e, por isso, há dificuldades que vão surgindo. Para a filha da conhecida queijeira Paula Lameiras, “a maior dificuldade para os pequenos produtores é o custo da certificação”. “Certificar um queijo fica muito caro”, afirmou, adiantando que a empresa está a produzir cerca de 25 queijos por dia.

Uma das soluções passa por apoiar os pequenos produtores que fabricam o real Queijo Serra da Estrela, produzido com leite cru de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, sal e cardo. Deixa, por isso, um aviso aos consumidores e amantes de queijo: “é preciso saber a diferença entre o Queijo da Serra e o Queijo Serra da Estrela, saber o que estamos a comer e a comprar”. É assim que Cristiana Lameiras lança o convite para que a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital esteja na agenda para os dias 11 e 12 de março. Um certame que, para além de valorizar a iguaria, “é bom para escoar o produto”.

Exit mobile version