Site icon Rádio Boa Nova

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações do Jubileu da Misericórdia, D. Ximenes Belo chegou ao coração da comunidade educativa com uma mensagem de paz e de esperança.

Diante de uma plateia representativa da comunidade escolar do concelho, o Bispo Emérito de Díli não deixou de notar as ligações entre Portugal e Timor Leste por via da cultura e da língua, mas foi sobretudo com os jovens que o Nobel da Paz se demorou nas palavras. “É com muito prazer que vos falo. Sois a esperança do mundo”, afirmou D. Ximenes Belo, que esta tarde destacou a importância de os jovens se cultivarem.

Nobel da Paz foi essencialmente naquele tema que Ximenes Belo incidiu a sua intervenção. Satisfeito por no concelho existir paz social, dada a inexistência de “guerra, bombas ou tiros de metralhadoras”. Porém questionou da existência de paz em casa e em ambiente escolar. Em particular, o Bispo de Díli mostrou-se preocupado com a violência doméstica, o bullying e a falta de respeito dos alunos para com os professores.

Em Oliveira do Hospital, Ximenes Belo transmitiu uma verdadeira “receita” para a construção da paz. O segredo, contou, começa em cada um de nós, fazendo com que não haja violência no interior de cada um. “É muito importante cultivar a paz pessoal e interior”, referiu.

 

A cativar a atenção dos jovens, D. Ximenes Belo estabeleceu uma relação positiva com a comunidade educativa. Ainda hoje, o Nobel da Paz é recebido na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, participa na missa e é principal orador na conferência sobre o Jubileu da Misericórdia que vai ter lugar no Teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense.

Exit mobile version