Site icon Rádio Boa Nova

Cyril Barthe venceu 1ª etapa da Volta Liberty Seguros em Oliveira do Hospital

O francês Cyril Barthe (Fundación Euskadi) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro, 146,1 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Oliveira do Hospital, e assumiu o comando da geral individual.

A chegada a Oliveira do Hospital, na Avenida Dr. Carlos Campos, aconteceu cerca das 16h00, depois de um o jovem pelotão ter entrado no concelho por Fiais da Beira, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Lajeosa, Gavinhos e Oliveira do Hospital. À chegada, foram muitos os oliveirenses que aplaudiram os ciclistas, que hoje cumpriram a primeira etapa, que ficou conhecida por “Etapa das Oliveiras” por ter tido início em Oliveira de Azeméis, fim em Oliveira do Hospital e com passagem, pelo meio, em Oliveira de Frades. Amanhã, os ciclistas partem de Arganil rumo a S. Pedro do Sul. A prova termina no domingo, dia 2 de julho, em Alcains.

Com a chegada da Volta, Oliveira do Hospital volta a entrar na rota das principais provas do ciclismo nacional, abrindo caminho à passagem da prova rainha da Volta a Portugal, no dia 14 de agosto, por alguns locais do concelho, nomeadamente pela Bobadela, junto ao Arco e Anfiteatro Romanos.

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em Bicicleta e também responsável pela prova Liberty Seguros fez uma avaliação positiva da primeira etapa da prova que “é uma antecâmara da Volta a Portugal a sério”. “Penso que os jovens deram bem conta do recado”, referiu satisfeito por este regresso a Oliveira do Hospital, onde conta voltar a 14 de agosto no âmbito de uma volta “carregada de cultura e de história” na ligação entre Lousã e a Guarda, com passagem pelas ruínas romanas da Bobadela e a mítica subida à Torre.

“Encantado com o número de pessoas a assistir à chegada”, José Carlos Carlos Alexandrino disse que é esta a prova de que “as pessoas gostam de ciclismo”. O presidente da Câmara Municipal voltou a vincar a ideia de que esta iniciativa decorre no âmbito da “estratégia de marketing “ pelo que “não é por acaso que a Volta vai passar na Bobadela”.

Na chegada, esta tarde, em Oliveira do Hospital ficou igualmente vincada a vontade por parte da Câmara Municipal e dos diretores da Volta a Portugal de que, em breve, o concelho possa ser palco de uma chegada ou partida prova, incluindo até uma etapa de montanha no Monte do Colcurinho.

Classificação da 1.ª Etapa e Geral Individual

1.º Cyril Barthe (Fundación Euskadi), 3h59m33s

2.º Francisco Campos (Miranda/Mortágua), mt

3.º Paulo Silva (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés), mt

4.º Cristian Mota (Aldro), mt

5.º João Fernandes (Maia), mt

6.º Jonathan Covanor (Delko Marseille), mt

7.º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass), mt

8.º Lucas de Rossi (Delko Marseille), mt

9.º Roger Adria (Lizarte), mt

10.º Francisco Galván (Lizarte), mt

Exit mobile version