Uma dupla jornada de Trial 4×4 plena de emoção, também marcado pela presença de numeroso público nos vários triais rochosos que compunham esta pista do “TABUADURA”. Assim, foi o fim de semana da prova do Campeonato Portugal trial 4×4 de Tábua. Uma jornada fortemente apoiada pela autarquia local, numa organização do Clube Trilhos do Norte em parceria com o MK-Makinas, naquela que foi uma estreia no calendário nacional na vila de Tábua, mais de uma década depois do último evento de Trial 4×4.
Desportivamente, esta ronda proporcionou um grande espetáculo, com a competitividade a esgotar-se apenas no baixar da bandeirada de xadrez, numa pista bem pensada para a competição com obstáculos/triais na sua base naturais. Com uma mão cheia de equipas em luta direta pela vitória, a jornada de Tábua (TABUADURA), terceira prova do calendário do Campeonato Portugal Trial 4×4, foi pródiga em emoção. E depois de dois dias de pura competição ao longo de uma pista de excelência, desenhada ao longo das margens do rio Mondego e com a Albufeira da Barragem da Aguieira como cenário privilegiado, Flávio Aquino e David Brito bisaram em terras que se circunscrevem no denominado Planalto Beirão, da região de Coimbra.
Pese embora as altas temperaturas que marcaram esta ronda da região beirã, serem madrastas para as mecânicas das viaturas e para pilotos/navegadores, com os obstáculos a merecer algum cuidado extra, muito por culpa do muito pó, os “candidatos” não se pouparam em esforços para obter o melhor resultado, imprimindo um ritmo bastante forte que causou alguns dissabores em equipas com legitimas aspirações à vitória. A jornada dupla do “TÁBUADURA”, foi fértil em “plenos” nas Classes: SSV, extreme e Super Proto, com a mesma equipa em cada uma das classes a bisar em ambas as Etapas. O mais competitivo campeonato de trial 4×4, está bem e recomenda-se, como confirmou este evento de Tábua, com uma elevada qualidade de equipas a antever uma prova emocionante, não defraudando as expetativas iniciais, com um leque de pilotos a protagonizarem uma emocionante luta pela vitória.
Um espetáculo “duplo” a que assistiram milhares de espetadores.
No sábado, disputou-se o Prologo e a 1ª secção/1ª Etapa com destaque para a equipa da casa “ONOFF Racing 86”, que dominou a Classe Super Proto. Na Proto, a “Canelas Pneus” voltou às vitórias com uma exibição sólida. A estreante “Trovão Team” venceu na Extreme, enquanto a “JM Racing Team” foi a mais forte na Classe Promoção. Nos SSV, a “Reciclopeças” continuou a sua prestação consistente, apesar de competir isoladamente. Para domingo ficou reservado uma segunda etapa onde o calor deu tréguas, mas os desafios foram ainda maiores. Com uma inversão do percurso, houve subida de rochedos exigentes. Ainda assim, a “ONOFF Racing 86” repetiu o triunfo na Super Proto. Na Proto, a “Oficina Bacelo” deu a volta a um sábado menos positivo e conquistou o primeiro lugar da classe. A “Trovão Team” voltou a brilhar na Extreme, enquanto a “Tony Antunes Automóveis” triunfou na Promoção. A “Reciclopeças” voltou a cumprir com mais uma vitória sólida na sua classe. Tábua respondeu ao regresso do trial com uma moldura humana entusiasta e uma pista natural que colocou à prova máquinas e equipas. Uma etapa marcada por dificuldades técnicas e a certeza de que o CPT4x4 continua a crescer em emoção e competitividade.
O Campeonato de Portugal de Trial 4×4 entra agora numa pausa de verão, regressando em outubro, de 25 a 27, para a quarta jornada em Lordelo, concelho de Paredes.
Classe Super Proto: ONOFF Racing 86 bisou em casa
Alheios a qualquer adversidade, Flávio Aquino e David Brito, superaram tudo e todos, até mesmo as elevadas temperaturas, com maior incidência no dia de sábado, para assegurar uma dupla vitória que teve início no prologo com a obtenção do melhor tempo, impondo-se de seguida ao longo das duas etapas reservadas à prova de resistência. A dupla da “ONOFF Racing 86”, assumiu a dianteira da prova desde a largada, terminando no final das três e quatro horas de resistência, respetivamente sábado e domingo, com o abanar da bandeira xadrez. O agitar das águas da margem da Albufeira da Barragem ressuscitou a formação de Tábua para as grandes atuações, depois de duas jornadas menos conseguidas em Valongo e Bragança.
“Estou muito contente com esta dupla vitória. O objetivo era vencer, a começar no prologo para partir na frente para a resistência, depois foi gerir o carro devido ao muito calor, muito desgaste físico. Fizemos uma boa gestão da viatura numa pista muito exigente e com muita pedra. No domingo voltamos a atacar e a ganhar tempo aos nossos adversários, numa toada forte, num traçado invertido em relação à 1ª etapa. Tudo ficou mais difícil a partir do momento em que ficamos sem guincho, e estivemos perto de capotar. Felizmente chegámos ao final na frente, pelo que estamos satisfeitos com este excelente resultado, o pleno em casa sabe sempre bem”, salientou Flávio Aquino.
Na 1ª Etapa, António Oliveira e Ricardo diamantino (Team MS Espite Aventura) terminaram na segunda posição, na frente da dupla Flávio Gomes/Cristiano Fernandes da (Tábô Team), que sai de Tábua com a liderança reforçada. A equipa de “Espite” só não repetiu o feito na etapa de domingo devido a uma penalização que os delegou para o derradeiro lugar do pódio. A segunda posição no domingo ficou na posse da (QTal) com a dupla Paulo Ferreira/ André Estima.
Classe Proto: Canelas Pneus e Oficina Bacelo repartem triunfos
Numa prova com a estreia de um novo navegador, António Silva convidou o piloto madeirense Adriano Santos a uma nova experiência, face à ausência “forçada” de Bruno Silva. E que melhor estreia, cominada com a vitória na 1ª Etapa. “Correu muito bem, foi uma nova experiência com um novo navegador. Começamos mal, mas terminamos melhor, ao assumir a liderança logo na primeira volta, mesmo com problemas de direção. O calor veio penalizar um pouco a mecânica do carro e o desgaste físico, mas felizmente chegamos na frente”, contou no final o piloto de Vale de Cambra que se quedou pela quarta posição na 2ª etapa. Nesta ronda dupla pontuável para o CPT4x4, Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), alcançaram a vitória na segunda etapa depois de um dia de sábado macabro para a mecânica do Nissan que levou ao abandono. “Depois do infortúnio da 1ª etapa, o dia de domingo foi bem menos complicado. Conseguimos recuperar o carro e arrancamos bem, mesmo partindo de último. Rapidamente alcançamos os nossos adversários e passamos a liderar até final, numa pista muito técnica de puro trial 4×4. Fomos bem-sucedidos, por isso, estamos satisfeitos”, sublinhou Luís Bacelo, conservando a liderança na classe. Apesar de reconhecer dificuldades em impor um ritmo mais forte, a dupla António Moreira/Mário Brandão (Valclima) conquistou o segundo lugar, em ambas as etapas.
Classe Extreme: Trovão Team regressa para vencer
Francisco Fonseca e Carlos Quelhas, chegaram, viram e venceram a dobrar. entraram nesta jornada com um espírito de competir e saíram de Tábua com dupla vitória e, ainda o melhor tempo no prólogo. “Correu muito bem com bom andamento desde o prologo até à corrida de resistência. Tivermos um ligeiro problema com o combustível e levou-nos a retrair um pouco e não arriscar, nesta 1ª etapa. No domingo achamos a pista, sentido contrário, um pouco mais técnica, obstáculos duros e competitivos. Uma boa pista e excelentes obstáculos. A organização esta de parabéns ao montar uma excelente prova”, referiu Francisco Fonseca que apenas tem em “carteira” a disputa desta ronda. Que melhores vontade possam trazer de volta o “Trovão Team”. Filipe Ribeiro e Alexandre Santos (HelderFil) foram os principais opositores aos “forasteiros” da classe, terminando a 1ª etapa na segunda posição, caindo uma posição no segundo dia. Ainda assim, este duplo pódio permite à equipa HelderFil, reforçar a liderança da Extreme. César Marques e César Tadeu da (Sonmovingui) viram a prova ficar condiciona devido à lesão do piloto na primeira ronda, recuperando a segunda posição no domingo. João Teixeira e António Pereira (Inferninho Team), ocuparam o derradeiro lugar do pódio na ronda inaugural.
Classe Promoção/SSV: Triunfos repartidos
Entre os “SSV”, a dupla Carlos Martins (Reciclopeças) confirmou toda a supremacia e espírito de competição, mesmo correndo sem adversários entre a classe, saindo de Tábua com mais duas vitorias. “Foi mais uma boa vitória. No sábado gerimos a corrida, e à passagem da segunda volta optamos por parar para não castigar muito o carro, face ao muito calor e pó. O segundo dia foi um pouco mais desgastante. Chegar ao final e divertimo-nos era o objetivo, que foi conseguido. Uma boa pista com muito trial e competitiva”, referiu Carlos MartinsNa Promoção, João Martins e Ricardo Martins (JM Racing Team) foram os primeiros protagonistas ao saírem na frente da 1ª etapa, na estreia no lugar mais alto do pódio. “Foi uma prova um pouco atribulada devido à embraiagem do Land Rover defender, que nos levou a reduzir o ritmo e mais penalizador ainda na sua preparação para o dia seguinte. Esta vitoria, a primeira da temporada foi bem recebida” identificou o piloto João Martins. Fernando Ferreira e Rui Martins (Sucatas Fernando) não deixaram escapar mais uma excelente oportunidade de marcar lugares no pódio, numa prova eficaz que deixou o piloto satisfeito, ao terminar em segundo e terceiro lugar, respetivamente no sábado e domingo. Diogo Santos e Diogo Rodrigues “Tony Antunes automóveis” redimiram-se do terceiro lugar da 1ª etapa e partiram para a segunda predisposto a recuperar a posição de ligar e chegar ao triunfo, após resolvidos e reparados os problemas que afetaram o Nissan na ronda inaugural: “O carro hoje esteve mais à altura, depois de resolvidos os inúmeros problemas mecânicos na etapa de ontem. Hoje conseguimos gerir melhor o carro e a prova, que nos permitiu chegar à vitoria, mesmo encontrando uma pista com mais dificuldades. Vamos continuar a lutar pelos melhores resultados”, referiu o piloto Diogo Santos. A dupla da “Revisauto” Emílio Bastos e Rafael Bastos levaram o Land Rover ao segundo posto no domingo, depois de uma ronda menos positiva de sábado.