A técnica superior de Serviço Social da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Carla Camacho, foi eleita presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital, em reunião da Comissão Alargada realizada no passado dia 2 de abril. A eleição entre pares acontece “numa altura em que o nível de exigência e controle das CPCJ implica mais disponibilidade e participação ativas”, como refere nota da autarquia enviada à Rádio Boa Nova.
A técnica sucede ao vereador da autarquia Nuno Ribeiro que concluiu o mandato iniciado em 2022. Na mesma reunião foi também nomeada a nova secretária desta estrutura, Catarina Cardoso, psicóloga da autarquia, e que substitui a professora Manuela Pinto.
Segundo a autarquia, a CPCJ de Oliveira do Hospital tem procurado, ao longo dos últimos anos, promover um trabalho cada vez mais transdisciplinar e colaborativo com o objetivo de reforçar as redes de prevenção, tornando-as mais atuantes para que as crianças e suas famílias se sintam melhor acompanhadas e protegidas. Um trabalho discreto realizado diariamente com as nossas crianças e as suas famílias como têm referido sucessivamente os responsáveis da comissão e membros das várias equipas das Comissões Restrita e Alargada.
Para além da eleição da nova presidente, a reunião alargada da CPCJ marcou o início das atividades que irão decorrer ao longo do mês de abril, no âmbito da campanha – “Abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.
No final da reunião de trabalho, simbolicamente, os elementos da Comissão Alargada, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo; e do Presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, posaram com o Laço Azul afixado na fachada do edifício da Câmara Municipal.
Este ano, e uma vez mais, são várias as entidades que se juntam numa grande ação de sensibilização da comunidade para a prevenção dos maus tratos na infância. Foram distribuídos Laços Azuis às Juntas de Freguesia, Estabelecimentos Escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção na área da infância.
Entre outras iniciativas, que merecerão divulgação, para o dia 30 de abril, está programada a habitual Caminhada Urbana e construção de Laço Azul Humano, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.
Sendo a proteção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, pretende-se com esta comemoração consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda no fundamental envolvimento comunitário.
Este ano a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens voltou a manter como mote o slogan “Serei o que me deres…que seja AMOR!”.