Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Vacina deverá chegar em janeiro a Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido disse hoje que “há a possibilidade de uma das primeiras vacinas estar calendarizada para chegar em janeiro”. Em dezembro serão conhecidos os grupos prioritários a serem vacinados contra a covid-19.

Na conferência de imprensa de divulgação do mais recente boletim epidemiológico relativo à pandemia da Covid-19, a governante referiu que o processo está a ser desenvolvido pela Comissão Europeia, com o objetivo de conseguir que “os cidadãos tenham acesso a vacinas seguras e eficazes, em tempo igual para todos” e a preços comportáveis.

A cada país cabe a tarefa de operacionalizar a toma e definir quais serão os grupos prioritários. Em Portugal, o plano será conhecido em breve: “Os organismos técnicos estão a trabalhar com resguardo, com tranquilidade, e apresentarão publicamente o planeamento num prazo relativamente curto, no início do mês de dezembro, o mais tardar”.

A ideia é conseguir uma “administração rápida da vacina” assim que esteja disponível: “Estamos a preparar para caso a vacina chegue em janeiro, a resposta seja efetiva”.

O planeamento vai desde decidir quem deve ser vacinado, onde devem ser armazenadas as doses, quem serão os profissionais de saúde encarregues deste trabalho ou como devem ser distribuídas as vacinas.

Em conferência de imprensa, Marta Temido voltou a apelar à população para que cumpra as regras da Direção Geral de Saúde, destacando também a importância de arejamento dos espaços. Segundo a governante a segunda vaga da doença vai manter-se elevada nas próximas duas a três semanas, constituindo um “fator de grave preocupação”.

Portugal registou 5.891 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 79 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.632 mortes e 236.015 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 78.641 casos, mais 1.555 do que na terça-feira.

Segundo o boletim, 54 por cento dos novos casos situam-se na região Norte, que contabilizou nas últimas 24 horas mais 3.191 infeções, seguido de Lisboa e Vale do Tejo, com 1.637 novos casos

Exit mobile version