Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Tábua com 33 casos positivos . 27 são na Unidade de Cuidados Continuados

O presidente da Município de Tábua confirmou hoje à Rádio Boa Nova que existem 33 casos positivos de Covid-19 no concelho tal como consta no boletim da Direção Geral de Saúde. À Rádio Boa Nova, Mário Loureio explicou,…

… porém que, 90 por cento dos casos são na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Misericórdia de Tábua.

Contactado pela Rádio Boa Nova, o autarca de Tábua referiu que do total de 33 infetados, “garantidamente 27” são da UCC, sendo que os últimos dois casos identificados, são resultado de um conjunto de 42  testes que foram realizados na Unidade e dos quais dois foram confirmados como positivos. “Neste momento, temos todos os utentes e todo o pessoal da UCC testados pelo método de zaragatoa com os devidos resultados. Apuraram-se em 180 pessoas, 27 casos na UCC”, referiu o autarca. Mário Loureiro adiantou que “à partida está tudo confinado e as pessoas estão a fazer o seu tratamento”.

Foto: O Tabuense

Esta manhã, o presidente do Município de Tábua informou que se iniciou, na semana passada, à realização de testes de rastreio a todos os profissionais de saúde, das IPSS, bombeiros, profissionais do Município, GNR, Juntas de Freguesia (executivos e profissionais). Adiantou o autarca que “os resultados têm sido “ótimos”, com os resultados “todos negativos”. “Estamos no bom caminho”. “Tivemos aquela situação mais complicada na UCC que não é um lar, é um hospital. Correu mal. Mas espero que esteja tudo devidamente confinado e que as pessoas estejam a recuperar”, comentou o autarca, informando que todos os doentes Covid-19 “estão na UCC”, com exceção de dois que se encontram “hospitalizados”, tendo a informação de que um já estará recuperado e em condições de regressar à Unidade. “Todos os outros estão em tratamento na unidade que foi objecto de uma ação de higienização por uma equipa dos Gips da GNR. Julgo que as coisas estão no bom caminho”, informou.


A esta altura, Mário Loureiro conta “quatro casos recuperados” no concelho e espera ter mais pessoas “totalmente recuperadas “ nos próximos dias. O autarca avisa, contudo, a população de que a realização dos testes de rastreio que está a ser promovida pelo Município “não é para as pessoas deixarem de cumprir as regras”. “Todos temos que estar muito atentos e cumprir as regras da OMS e da DGS em tudo o que seja higiene e uso de máscaras”.

Quanto ao levantamento das medidas do Estado de Emergência, Mário Loureiro considera que “também é necessário”. “O comércio precisa de reabrir. As pessoas têm que voltar à sua vida, mas com os cuidados e atenção redobradas no sentido de se protegerem e protegerem os outros. É importante a Economia começar a trabalhar, caso contrário a seguir à pandemia, temos uma recessão terrível, que nos deixa numa situação muito complicada e não podemos deixar que isso aconteça”, verificou Mário Loureiro.

Exit mobile version