Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Risco de contágio baixou na Região de Coimbra. Penela é o único concelho em risco extremo

A Região de Coimbra baixou a incidência de novos casos a 14 dias por 100 mil habitantes, estando em risco extremamente elevado (a vermelho no mapa) o concelho de Penela. Há agora nove municípios da Região de Coimbra em Risco Muito elevado de transmissão da doença e sete em Risco Elevado, o que revela um aliviar da pandemia neste território, à semelhança do panorama nacional, revela a DGS.

Os concelhos de Miranda do Corvo e Mortágua encontram-se agora no nível mais baixo do índice de transmissibilidade, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) que reporta a um período de incidência cumulativa a 14 dias, entre 3 e 16 de fevereiro.

Portugal tem agora 15 concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior, após a saída de 104 municípios desta lista, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há uma semana, Portugal tinha 119 dos 308 concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, o que representava 38,6% do total. Hoje esse valor situa-se nos 4,8%. Há duas semanas estavam em risco extremo 219 dos 308 concelhos.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Os 15 municípios ao nível nacional que permanecem em risco extremo são Aljustrel, Gavião, Manteigas, Resende, Arronches, Boticas, Rio Maior, Castanheira de Pera, Castelo de Vide, Monchique, Moura, Sernancelhe, Setúbal, Ferreira do Alentejo e Penela. Os municípios de Castanheira de Pera (2.410), Resende (2.259) e Arronches (2.199) são os concelhos com maior incidência acumulada.

Dez concelhos tiveram zero casos de infeção: Lajes das Flores, Lajes do Pico, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Mourão, Nordeste, Corvo, S. Roque do Pico e Calheta (Açores).

Fonte e foto: Notícias de Coimbra

Exit mobile version