Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Região de Viseu com seis concelhos em risco extremo de contágio

Seis concelhos da região de Viseu registam uma uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, mais dois que na semana passada, tendo em conta o número de casos reportados agora e referentes aos dias entre 28 de dezembro e 4 de janeiro.

São eles Armamar, Aguiar da Beira, Mangualde, Moimenta da Beira, Tabuaço e Vila Nova de Paiva. Os dados foram anunciados esta segunda-feira pelas autoridades de saúde e autarquias.

Numa semana, os maiores crescimentos, em termos absolutos, verificaram-se em Viseu. Em oito dias, registaram-se 425 novos casos de Covid-19, o maior aumento desde o início da pandemia. No concelho, além da transmissão comunitária, estão ativos surtos em várias instituições, nomeadamente nos lares Mariana Seixas e de Farminhão. Também em Tondela e Mangualde (onde esta terça-feira começa a vacinação nos lares) foram reportados mais casos que envolvem empresas e instituições de solidariedade social.

Em termos percentuais, os maiores crescimentos (acima dos 40 por cento) verificaram-se em Carregal do Sal, Aguiar da Beira e Moimenta da Beira.

Carregal do Sal conta, neste momento, com 56 casos ativos de Covid-19. Por sua vez, Nelas regista 82, Tondela 137 e Mangualde com 278.

O aumento de casos justifica-se, segundo as autoridades de saúde, com dois fatores. Primeiro, nos lares, a constante testagem derivada do protocolo entre a Cruz Vermelha e a Segurança Social e que tem revelado um maior número de situações e, depois, a transmissão comunitária que não estava contida e que com o Natal aumentou.

Na análise à região de Viseu, há 10 concelhos no grupo de risco muito elevado (entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes), oito em risco elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes) e apenas Sernancelhe e Resende no risco moderado (até 240 casos por 100 mil habitantes).

Fonte: Jornal do Centro

Exit mobile version