A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu avançar, esta terça-feira, com jogos à porta fechada, afetando, para já, a próxima jornada, numa medida que já tinha sido anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
“Determinar que todos os jogos das competições de futebol profissional decorrerão à porta fechada”, é uma das decisões determinadas pelo grupo de emergência criado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, para monitorizar o impacto do Covid-19 nas competições futebolísticas.
A ronda 25 da I Liga realiza-se entre sexta-feira (13 de março) e domingo (15 de março), enquanto a 25.ª ronda da II Liga começa no mesmo dia e encerra na segunda-feira (16 de março).
Na 25.ª ronda do campeonato principal, o líder FC Porto visita o Famalicão, no domingo, um dia depois de o Benfica receber o Tondela e de o Sporting jogar no terreno do Vitória de Guimarães.
Esta medida levará os clubes a ter uma organização reduzida, que deverá envolver uma média de 200 pessoas. Quem quiser acompanhar os jogos, terá de se socorrer dos operadores televisivos com os direitos de transmissão.
Pedro Proença tem estado em contactos com a Direção-geral da Saúde desde segunda-feira, pelo que deverá oficializar esta medida nas próximas horas.
Esta epidemia está a afetar vários eventos desportivos pelo mundo fora. Esta manhã, o Governo Espanhol decidiu que todos os eventos desportivos serão realizados a porta fechada até o dia 05 de abril.
A UEFA também decidiu que alguns jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa esta semana serão a porta fechada. As restrições afetam também os jornalistas. O PSG-Borussia Dortmund não terá público nas bancadas, não haverá conferência de imprensa de antevisão nem zona mista após o jogo. Só serão permitidos os cinco órgãos de comunicação social com direitos de transmissão do jogo.
Na Liga Alemã, alguns jogos serão a porta fechada, como o Borussia Mönchengladbach-Colónia.