Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos. INEM vem fazer testes a quatro casos preocupantes

O concelho de Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos de COVID-19. A informação foi confirmada pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino….

… que se mostrou preocupado com quatro casos em vigilância ativa.

Em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense informou , que há oito casos que estão em vigilância ativa e há cinco casos em auto-vigilância.

“No caso de vigilância ativa espero que sejam feitos testes a quatro casos. As famílias estiveram duas horas com o telefone e não conseguiram contactar a linha SNS 24. É uma situação que nos preocupa”, afirmou na Rádio Boa Nova.

José Carlos Alexandrino adiantou que, através da Administração Regional de Saúde do Centro,  e através do Dr. João Pimentel ficou acordado de “hoje vir o INEM fazer estes quatro testes a pessoas que apresentavam um quadro clínico mais preocupante”.  “Estes quatro até tiveram alguma evolução positiva esta noite”.  Acrescentou que “há uma preocupação num caso, em que filha (com 27, 28 anos) apresentava hoje os primeiros sintomas”.  “Será mais uma pessoa que não estava referenciada”, referiu, esclarecendo que os oito casos não são na mesma aldeia.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino garantiu que as pessoas têm sido apoiadas pela Drª Margarida Santos, coordenadora do Centro de Saúde e também pelo Dr. Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz. “Estamos a trabalhar todos em conjunto. Assiste-se a uma melhoria, dois casos deixaram de ter febre. Persiste uma tosse bastante seca”, referiu.

O autarca adiantou ainda que a Câmara Municipal criou o “Gabinete de Crise”, que dispõe de números telefónicos para quem queira solicitar ajuda, como aquisição de bens essenciais ou para denunciar casos de pessoas que tenham regressado do estrangeiro ou de outros concelhos a Oliveira do Hospital.

238 605 268 ou 238 605 269 são os números que deve contactar para esse fim. Para além de apoio social, este gabinete dispõe de apoio psicológico. José Carlos Alexandrino reforça que “ninguém precisa de ir aos supermercados”. Os respetivos supermercados ou a equipa da Câmara Municipal entregam aos domicílios.

À Rádio Boa Nova, o presidente admitiu que é provável que “um dia destes haja um caso positivo no concelho”. “Admito que todos os concelhos possam vir a ter casos. Arganil tem um caso, uma profissional de saúde do CHUC, Vila Nova de Poiares também tem um caso e em Penela um motorista está infetado”, disse.

“A Câmara Municipal está preparada para o pior”, refere o autarca, adiantando que o Pavilhão Municipal oliveirense já dispõe de camas para eventuais casos.

A questão da economia também preocupa José Carlos Alexandrino, uma vez que esta pandemia afeta todos os setores, como o pequeno comércio, os pastores e as empresas.

Declarações de José Carlos Alexandrino no noticiário das 12h00 na Rádio Boa Nova

Exit mobile version