Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Oliveira do Hospital mantém-se em alerta mas não recua no desconfinamento, assim como Tábua e Arganil

O concelho de Oliveira do Hospital não vai recuar no plano de desconfinamento, contudo mantém-se na “Lista de Risco”. É a segunda semana consecutiva que integra a lista e, por isso, se na próxima avaliação, daqui a uma semana, se mantiver com valores elevados na taxa de incidência vai recuar nas medidas. Da lista dos concelhos em alerta, fazem parte ainda Tábua e Arganil. Carregal do Sal mantém as atuais restrições em vigor.

Refira-se que o especialista Carlos Antunes adiantou, esta tarde, que Oliveira do Hospital está com uma situação “um bocadinho pior” do que concelhos vizinhos. O concelho de Oliveira do Hospital regista, de acordo com dados até 3 de maio, 54 casos acumulados a 14 dias e uma taxa de incidência de 280 casos por 100 mil habitantes.

A atualização da situação epidemiológica no país para avaliar medidas de desconfinamento, foi feita esta tarde pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após reunião de Conselho de Ministros.

De um modo geral, a ministra da Presidência, referiu que a situação em Portugal está “controlada”. “Em dois meses os números de incidência reduziram-se para metade, passando de 118.49 para 59 por 100 mil habitantes a 14 dias. É um sinal de uma pandemia controlada, pese embora a existência de surtos em alguns locais”, admitiu Mariana Vieira da Silva.

Face a este cenário, prosseguiu, a “grande maioria do país avança no desconfinamento”, mas há um concelho que vai recuar: Cabeceiras de Basto.

Destaque ainda para “quatro concelhos” que vão avançar para o nível de confinamento da maioria do país: Aljezur, Portimão, Valongo e Miranda do Douro.

E há outros tantos quatro concelhos que mantêm as atuais restrições em vigor: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende.

Há 23 concelhos em alerta.

Conferência de Imprensa Conselho de Ministros:

Exit mobile version