Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Oliveira do Hospital mantém nível de risco extremamente elevado. Incidência cumulativa a 14 dias começa a diminuir

O relatório de situação, relativo à distribuição geográfica dos casos confirmados de Covid-19, mantém o concelho de Oliveira do Hospital no nível de risco extremamente elevado de contágio, mas com menor incidência cumulativa a 14 dias.

Ainda que a  permanecer no  nível mais alto de contágio por Covid-19, o concelho de Oliveira do Hospital surge no relatório de situação, hoje divulgado pela Direção Geral de Saúde, relativo à distribuição geográfica dos casos entre 30 de dezembro e 12 de janeiro, com uma incidência cumulativa a 14 dias de 1096 casos por 100 mil habitantes. Na semana passada a incidência era de 1101 por 100 mil habitantes.

Ainda antes de ser divulgado o relatório de situação, o presidente do Município de Oliveira do Hospital mostrou-se, esta manhã, expectante em relação à redução de novos casos diários de Covid-19 no concelho, frisando que de sexta-feira para sábado, o número reduziu para metade.

Com acesso diário ao número de novos casos de infeção no concelho, José Carlos Alexandrino disse, esta manhã, na Rádio Boa Nova que a lista que, ontem, lhe foi disponibilizada referente ao dia de sábado, dava conta de oito novos casos de infeção, o que representa “uma diminuição bastante grande” em relação à lista de casos identificados na sexta-feira, e que dava conta de 16 pessoas infetadas.

“É uma diminuição bastante grande. Vamos ter que confirmar nos próximos dias, como diz o especialista que fala na Rádio Boa Nova e que tem dado um grande contributo, e a quem quero agradecer pelo empenho que tem tido em nos ajudar”, referiu o autarca, sublinhando que Carlos Antunes “é uma pessoa muito clara e muito esclarecida” e que “esta colaboração tem sido importante para a Câmara Municipal e para a Proteção Civil do concelho”.

A esta altura, o autarca oliveirense diz estar “muito determinado”, assim como o seu executivo em “ganhar esta batalha”. Referiu, por exemplo, todas as pessoas da Câmara Municipal estão a ser testadas. “Testámos 108 pessoas e tivemos dois casos positivos do exterior, uma pessoa reformada que vai comer à cantina e um jardineiro que também deu positivo”, adiantou  Alexandrino, notando que os três primeiros funcionários do Município, que testaram positivo, ainda não estão recuperados. Segundo o autarca, nesta semana continuarão a ser realizados testes aos trabalhadores externos. “Algumas pessoas têm sintomas e estou preocupado com elas”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense assegurou que comunica sempre os “dados reais”. Explicou que os números não correspondem aos da Direção  Geral de Saúde, “porque às vezes as listas deles (DGS) ainda têm pessoas que já têm alta”.  “Nós temos uma lista com todos os nomes, um a um. Sabemos os nomes de quem está infetado, o que é que vai acontecendo, quando é que a pessoa deixou de estar infetada. Tenho uma equipa que trabalha este assunto, com muito profissionalismo, e apresentamos os números reais do concelho até às 24h do dia anterior”, clarificou.

Exit mobile version