O Município de Oliveira do Hospital decidiu, em reunião realizada na passada terça feira , “elaborar um plano de contingência …
… para os equipamentos e edifícios municipais e em articulação com todos os setores, que no concelho promovem a concentração de pessoas”, informou o vice-presidente.
Em reunião pública do executivo municipal, realizada esta manhã, José Francisco Rolo, que é responsável pelo pelouro da Saúde, referiu que na próxima segunda feira, pelas 14h30, ocorrerá uma segunda reunião de trabalho “com a delegada de saúde, com as escolas, os bombeiros, clubes de futebol, clubes desportivos, juntas de freguesias, associações e coletividades”.
O objetivo, adiantou o responsável, é “articular esforços e haver coordenação das várias ações, obviamente com base nos procedimentos a adoptar, para maximizar os fatores de proteção e minimizar os fatores de risco”.
“Naturalmente, disseminar o máximo de informação qualificada, capaz, evitando o alarmismo e promover todo o tipo de cuidados”, reforçou José Francisco Rolo, notando que está em causa “um trabalho com particular atenção às escolas, espaços de formação, IPSS e locais de espetáculos e iniciativas que concentrem grande quantidade de pessoas. “ Há aqui uma atitude de disseminar informação criteriosa, evitando alarmismos e protegendo as pessoas”, defendeu.
“Estamos a fazer o trabalho, que temos que fazer”, considerou o presidente do Município, José Carlos Alexandrino.
Segundo apurou a Rádio Boa Nova, a direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital deu orientações no sentido de cancelar todas as viagens previstas para o final do 2º período escolar, assim como as viagens de intercâmbio.