Há mais dois casos de infecção de Covid-19 em Portugal. São dois homens na casa dos 40, um esteve no Norte de Itália e o outro foi contaminado por outro paciente e estão internados no Hospital de João no Porto.
A Direção-Geral da Saúde confirmou, esta quarta-feira à noite, mais um caso de infeção por coronavírus em Portugal. Trata-se da primeira mulher infetada no país e do segundo caso na capital do país.
Cinco pacientes estão internados no Hospital de S. João, no Porto, dois no Curry Cabral, em Lisboa, e um em Coimbra.
A Direção-Geral da Saúde recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis vacinas. O estudo, publicado na revista científica “Science”, é assinado por investigadores de três instituições da China, país onde o coronavírus, que provoca a doença Covid-19, foi detetado pela primeira vez, no final do ano passado.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 78 países. Mais de 53 mil pessoas recuperaram.
Além dos 3.012 mortos na China Continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos e Filipinas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.