Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 84% da população portuguesa está totalmente vacinada. Gouveia e Melo anuncia fim da missão da ‘Task Force’

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da Task Force da vacinação contra a Covid-19, anunciou, esta terça-feira, durante a que deverá ser a última reunião desta ‘força’, que Portugal tem já 84,3% da população totalmente vacinada contra a doença.

A percentagem, ainda segundo o responsável, foi atingida na noite desta segunda-feira.

Já perante o facto de Portugal ainda não ter atingido os tão esperados 85% de imunizados, que deveriam ter sido registados esta semana, Gouveia e Melo realçou que “cada décima” conta.

“Estamos com 86,5% das primeiras doses e já passamos os 84,3% das segundas doses, a caminho dos 85%, apesar de nesta fase final , cada décima… Parece que as pessoas se esqueceram de que têm de tomar a segunda dose”, salientou.

Sobre a terceira dose, o vice-almirante revelou que “temos cerca de dois milhões de vacinas em stock”, logo não haverá problemas em administrá-la.

Portugal está já a preparar a eventual terceira dose para grupos de risco, cujo processo deverá estar concluído na segunda semana de dezembro.

Já sobre a vacina da gripe, cujo processo iniciou-se esta segunda-feira, Gouveia e Melo disse que há no território nacional cerca de “480 mil vacinas”.

No encontro desta manhã, Gouveia e Melo anunciou que a ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 terminou a sua missão de planificação e gestão logística no contexto da pandemia.

 Em declarações prestadas na reunião na sede da task force, no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras, o líder da equipa – que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho – vincou o êxito da operação de vacinação.

Henrique Gouveia e Melo assumiu o comando da ‘task force’ no passado dia 03 de fevereiro, na sequência da demissão do anterior coordenador Francisco Ramos, que esteve pouco mais de dois meses à frente da equipa.

Exit mobile version