Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Maiores de 20 anos devem começar a ser vacinados “no início de agosto”

A faixa etária dos 20 aos 30 anos pode começar a ser vacinada contra a covid-19 “já entre o final de julho e o início de agosto”, adiantou esta terça-feira o coordenador da task-force para a vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo. 

O coordenador da task force da vacinação participou, na manhã desta terça-feira, numa conferência ministerial no âmbito da presidência portuguesa da UE, a eHealth Summit. 

O vice-almirante prevê que a vacinação para menores de 30 anos seja feita depois de “acabar a vacinação acima dos 30 anos, entre 20 de julho e o início de agosto”. “É natural que no início de agosto estejamos a vacinar já essas pessoas”, acrescentou.

Já a partir do dia “6 de junho” as pessoas com mais de 40 anos vão começar a ser chamadas “através de agendamento local” e “uma semana depois” será aberto o agendamento online. Haverá “duas formas de agendamento uma local e outra online, ou seja, mesmo quem não conseguir autoagendar, será chamada”

Por fim, revelou ainda que as pessoas que já estiveram infetadas, há mais de seis meses “já podem autoagendar a vacinação”, tendo esse processo já sido iniciado. “Já há pessoas recuperadas que estão a ser vacinadas”, rematou.

Sobre os atrasos no autoagendamento, Henrique Gouveia e Melo refere que “o autoagendamento é uma capacidade que existe para as pessoas agendarem de forma online” e quando isso acontece “temos de esperar mais uma semana para abrir [nova] lista de espera”. “Recebemos 700 mil vacinas por semana”, que têm depois de ser distribuídas para “segundas doses, agendamento local e agendamento online”. 

Questionado sobre a hipótese de a vacina da Pfizer ser dada a partir dos 12 anos, Gouveia e Melo considera que não lhe cabe a si decidir, “mas à DGS”. Ainda assim, o coordenador da task force reconheceu que “havendo essa liberdade presumo que a DGS irá pronunciar-se positivamente”.

Exit mobile version