O Município de Oliveira do Hospital já gastou 278.529,24 Euros no âmbito da pandemia da Covid-19, nomeadamente na aquisição de equipamentos que distribuiu pelas IPSS…
… e redução das tarifas de águas aos munícipes nos meses de abril e maio.
Os números foram revelados na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo presidente da autarquia que , a propósito da pandemia começou por referir que “há mais de um mês que não temos tido nenhum caso de Covid- 19”, fazendo um a agradecimento a “duas pessoas que têm sido incansáveis: os engenheiros Rui Pina e o José Carlos, coordenadores do gabinete Covid-19”.
José Carlos Alexandrino clarificou que em termos de material que o Município comprou e distribuiu pelas IPSS , “já gastou 198.567, 34 Euros”. “Mas fez mais. Numa das medidas da redução das tarifas da água, em Abril o montante que o Município na recebeu foi de 40 .098, 43 Euros, em maio foi de 29. 863, 47 Euros o que dá neste momento, excluindo isenções de feiras, cafés e espaços públicos (durante três meses), 278. 529, 24 Euros”.
Entre outros apoios assegurados, em tempo de pandemia Covid-19, o autarca oliveirense destacou “o apoio social que foi prestado a 248 famílias e 613 cidadãos, dos quais 188 são crianças e jovens em idade escolar. Isto é preocupante. Tivemos também 132 pessoas idosas em situação de isolamento e sem proteção da rede institucional e familiar. 46 pessoas beneficiaram da ajuda pela primeira vez. Outras, muitas delas já vinham acompanhadas do banco de recursos sociais”. A estas juntam-se ainda outras famílias acompanhadas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social.
Em reunião da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, lamentou a vítima mortal por Covid- 19 “no lar de Santa Ovaia, que até tinha uma boa organização”. E também clarificou: “não podemos pensar que por não termos casos há um mês, não podemos ter um caso amanhã e o presidente continuará a ser igual e o executivo igual e a delegada de saúde igual e nós todos iguais”. Na sexta-feira, o autarca informou até que o presidente da Junta de Freguesia de Nogueira se encontrava em isolamento, porque umas pessoas de Lisboa estiveram no concelho nos feriados e um filho do casal deu positivo e avisaram o autarca, que já fez o teste e se encontrava a aguardar pelo resultado.